SA11.1 - EDUCAÇÃO NA SAÚDE (TODOS OS DIAS)
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38262 - EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA: POSSIBILIDADES DO ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DEBORAH SANTANA PEREIRA - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - IFCE / UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE, THEREZA MARIA MAGALHÃES MOREIRA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE, ANA PATRÍCIA PEREIRA MORAIS - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE, JOSÉ MARIA XIMENES GUIMARÃES - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE
Período de Realização Experiência desenvolvida no período letivo de 2021.1.
Objeto da experiência Seu objeto é o componente curricular “Educação em Saúde” (ES) de um Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva.
Objetivos Objetivou-se relatar vivências e repercussões do processo ensino-aprendizagem em componente curricular durante período pandêmico.
Metodologia Relato de experiência sobre componente curricular “Educação em Saúde”, de um Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva de uma Universidade do Estado do Ceará. Este ocorreu de modo remoto e contou com a participação de dois docentes e 20 mestrandos e doutorandos. A descrição da experiência, foi feita por discente e docentes, de modo retrospectivo, ao narrar fatos e percepções da vivência, e mediante análise crítica e reflexiva de temáticas abordadas, métodos utilizados e resultados alcançados.
Resultados O processo foi operacionalizado utilizando ferramentas digitais: Google Meet®, Padlet®, GoConqr®, CmapTools® e Netflix®. Utilizou-se as seguintes estratégias de ensino: Painel integrado, mapa conceitual, estudo de caso, análise de documentário, webinário, sala de aula invertida, debate e mesa redonda. Abordou-se temáticas como ES e aspectos teórico-conceituais e históricos; interface com a Saúde Coletiva e a Promoção da Saúde; modelos, aspectos de formação e aproximação com os princípios do SUS.
Análise Crítica A condução das aulas deu-se por meio de ajustes ao modelo tradicional de ensino visando a aprendizagem significativa por meio de métodos ativos de aprendizagem. Foi proposta a compreensão das práticas de ES como produtoras de cuidado em saúde, numa perspectiva problematizada, participativa e dialógica. As limitações e fortalezas identificadas permitiram a reflexão sobre a práxis docente, no que tange à participação discente, e aos temas relevantes a serem abordados no estudo da ES.
Conclusões e/ou Recomendações O ensino remoto emergencial proporcionou grandes desafios no cenário educacional. Esse contexto possibilita novas estratégias de ensino-aprendizagem para educandos e educadores, que repercutem significativamente no ensino e nas diversas práticas de ES. Estes devem estar voltados para os princípios do SUS em processo que estimule o debate e a reflexão sobre realidade social e aproximação do ensino com a prática profissional.
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