Sessão Assíncrona


SA13.6 - PERSPECTIVA ETÁRIA, PROFISSIONAIS DE SAÚDE, FORMAÇÃO E CUIDADO (TODOS OS DIAS)

44549 - INTERSECÇÃO DE GÊNERO, RAÇA E CLASSE NA RELAÇÃO ENTRE ESTRESSORES OCUPACIONAIS E ADOECIMENTO MENTAL EM TRABALHADORES DA SAÚDE
CAMILA CARVALHO DE SOUSA - UEFS, TÂNIA MARIA DE ARAÚJO - UEFS, MANUELA MATOS MATURINO - UEFS, ALINE MACEDO CARVALHO FREITAS - UEFS


Apresentação/Introdução
Os Transtornos Mentais Comuns (TMC) apresentam frequências elevadas em diferentes populações e contextos sociais, observando-se consistentemente maior frequência entre as mulheres, negros e aqueles com nível socioeconômico mais baixo. Sabe-se também que condições estressantes de trabalho se associam a desfechos negativos na saúde mental.

Objetivos
O presente estudo objetivou analisar a associação entre estressores ocupacionais e ocorrência de transtornos mentais comuns, considerando determinantes de gênero, de raça e de classe.

Metodologia
Estudo transversal com amostra aleatória de 3343 trabalhadores(as) da saúde, realizado em seis municípios baianos, entre os anos de 2011 e 2012. A escala Effort-Reward Imbalance (ERI) mensurou os estressores ocupacionais, exposição principal. Os TMC, variável desfecho, foram avaliados pelo Self-Reporting Questionaire (SRQ-20). Avaliou-se o papel de gênero, da raça e de determinantes da classe (escolaridade e renda) na relação entre estressores ocupacionais e TMC. A análise empregou modelagem de equações estruturais.

Resultados
Os estressores ocupacionais associarem-se diretamente ao adoecimento mental (RP: 1,52; p <0,001) e mediaram a relação do gênero, da raça e dos aspectos indicativos de classe com os TMC. Gênero e raça revelaram-se como dimensões-chave da estratificação social associando-se diretamente à escolaridade e à renda. Gênero, raça e classe associaram-se a situações de trabalho estressante e ao adoecimento mental por caminhos diretos e indiretos. As construções sociais de gênero e de raça determinam as trajetórias de vida e a manutenção de experiências laborais desequilibradas, determinam também o acesso a ferramentas sociais de proteção e de enfrentamento, a exemplo da escolaridade e da renda.

Conclusões/Considerações
Gênero e raça estruturam modos de viver a vida que incidem diretamente sobre os determinantes de classe (escolaridade e renda), determinando assim, condições de vida e de trabalho desiguais que expõem os(as) trabalhadores(as) a níveis variados de estresse ocupacional e de adoecimento mental. Ressalta-se a importância da análise conjunta de gênero, raça e classe, a fim de ampliar o conhecimento sobre a relação trabalho-saúde-adoecimento.