Sessão Assíncrona


SA13.6 - PERSPECTIVA ETÁRIA, PROFISSIONAIS DE SAÚDE, FORMAÇÃO E CUIDADO (TODOS OS DIAS)

43479 - I SIMPÓSIO BAIANO DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA DE UMA LIGA ACADÊMICA DE MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE (LAMFAC): UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
VICTÓRIA CORREIA BRANDÃO - EBMSP, ANDREIA BEATRIZ SILVA DOS SANTOS - EBMSP, RITA DE CÁSSIA DE CARVALHO - EBMSP, IRIS BEATRIZ CANA BRASIL - EBMSP, PAULO GUSTAVO BISPO PEREIRA - EBMSP


Período de Realização
O planejamento do simpósio iniciou em 15/02/2021 e o evento ocorreu nos dias 10, 11 e 12/06/2021.

Objeto da experiência
A experiência de discentes de medicina na organização de um Simpósio online sobre a saúde integral da população negra.

Objetivos
Relatar o planejamento e a ocorrência do Simpósio, desde a escolha dos temas e palestrantes, até sua concretização, discutindo os desafios e impactos estimados de um evento que propôs debater práticas de cuidado em saúde através de uma perspectiva de promoção da equidade para a população negra.

Metodologia
Estudo descritivo, retrospectivo e qualitativo, do tipo Relato de Experiência, sobre a realização do I Simpósio Baiano de Saúde da População Negra pela LAMFAC Bahiana, evento virtual ocorrido em 10, 11 e 12/06/2021. Para isso, foram utilizadas as plataformas Youtube, StreamYard e Even3, além do Instagram e Whatsapp para divulgação. A elaboração deste relato teve como ponto de partida os vídeos das palestras ministradas durante o evento e informações obtidas pelas outras plataformas utilizadas.


Resultados
Foram realizadas 7 palestras com temáticas que envolvem Saúde da População Negra. Identificou-se 238 pessoas inscritas, mais de 955 visualizações nos 3 dias de evento, 194 curtidas na plataforma de transmissão e mais de 320 comentários nas redes sociais. Houve, também, uma arrecadação de R$3.885,42 para a comunidade quilombola apoiada pelo simpósio. Por fim, observou-se o fortalecimento de vínculos interpessoais entre os ligantes e maior confiança do grupo no uso de plataformas digitais.

Análise Crítica
As palestrantes foram mulheres negras, baianas e pesquisadoras, que aprofundaram temáticas relacionadas à saúde da população negra que são pouco discutidas no âmbito acadêmico. Essa carência de discussões sobre o assunto escancara mais uma das facetas do racismo, fortalecendo a perspectiva de que mais espaços como esse são necessários, e que estratégias para inserção da temática na grade curricular dos cursos de saúde são fundamentais para a construção de uma oferta de cuidado antirracista.

Conclusões e/ou Recomendações
Ficou evidenciado que a realização do I Simpósio Baiano de Saúde Integral da População Negra teve impactos significativos na formação dos integrantes da LAMFAC e de todas as pessoas que participaram do evento. Também ficou explícita a necessidade das Instituições de Ensino Superior, ligas acadêmicas, movimentos estudantis, coletivos e outras entidades educacionais e sociais realizarem mais projetos que construam espaços de debates como esse.