Sessão Assíncrona


SA13.6 - PERSPECTIVA ETÁRIA, PROFISSIONAIS DE SAÚDE, FORMAÇÃO E CUIDADO (TODOS OS DIAS)

42303 - DESAFIOS E DIFICULDADES NO RECRUTAMENTO DE ADOLESCENTES DE 15 A 17 ANOS NO PROJETO PREP1519 EM SALVADOR-BA
DANTE FREIRE DE ABREU - UFBA, GILBERTO BISPO - UFBA, CAFFA CABUS - UFBA, PRISCILLA CAIRES - UFBA, CARLOS JEFFERSON SANTOS - UFBA, LAIO MAGNO - UNEB, INÊS DOURADO - UFBA


Período de Realização
Relato referente a experiência realizada entre janeiro e maio de 2022.

Objeto da experiência
Relatar a experiência do Projeto PrEP1519 no recrutamento dos adolescentes de 15 a 17 anos.

Objetivos
Apresentar os desafios no recrutamento de adolescentes de 15 a 17 anos para inclusão em serviço de prevenção ao HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST).

Metodologia
As estratégias utilizadas para o recrutamento de adolescentes de 15 a 17 anos foram: aplicação de questionários online em redes sociais, aplicativo de mensagens, oferta de kit de prevenção combinada, indicação dos participantes do projeto, ações de educação em saúde em escolas, projetos sociais e locais públicos. Os contatos gerados nessas ações são organizados em planilhas, que permitem acompanhar as informações e o status do contato realizado até a inclusão do participante no projeto.

Resultados
No período analisado, foram alcançados 453 adolescentes por meio de estratégias virtuais (95,36%) e presenciais (4,64%). Os adolescentes foram orientados sobre saúde sexual e IST. Foram agendados 84 (18,54%) jovens para consulta presencial, e entregues 16 (3,53%) kits com insumos de prevenção com gel lubrificante, higienizador íntimo e camisinha. 13 (2,87%) jovens aguardam autorização dos pais e 8 (1,77%) entraram no Projeto.

Análise Crítica
A inclusão de adolescentes com idade de 15 a 17 anos se apresenta como um desafio para o Projeto, que envolve vulnerabilidades psicossociais, baixa percepção de risco, acesso à educação, condição socioeconômica, autorização dos pais/responsáveis, a disponibilidade de horário para agendamento dos menores e acesso ao serviço. Por isso é indispensável o diálogo com o adolescente para entender as suas dificuldades e orientá-lo diante das suas demandas.

Conclusões e/ou Recomendações
O recrutamento é fundamental para o Projeto PrEP 1519, pois através dele o contato inicial é estabelecido com o adolescente, essa abordagem engloba questões referentes ao cuidado com a saúde, acesso a serviços, práticas de prevenção combinada e as possibilidades de inclusão no projeto. As diferentes dificuldades no recrutamento apresentam o desafio de manter uma prática reflexiva que dialogue com o público e suas especificidades.