Sessão Assíncrona


SA13.6 - PERSPECTIVA ETÁRIA, PROFISSIONAIS DE SAÚDE, FORMAÇÃO E CUIDADO (TODOS OS DIAS)

42300 - UMA NARRATIVA SOBRE A IMPORTÂNCIA DE AÇÕES INTERSETORIAIS ENVOLVENDO A SAÚDE E A ASSISTÊNCIA SOCIAL
CECÍLIA CAMPOS NOGUEIRA ROQUE - FCMMG, GABRIELA GUERRA DE VASCONCELOS LIMA - FCMMG, CECÍLIA DE OLIVEIRA LOBATO - FCMMG, LAURA MAGALHÃES DOS SANTOS AMARAL - FCMMG, BÁRBARA TEIXEIRA BARRETO - FCMMG, ANA CAROLINA SHINKAWA FERNANDES - FCMMG, CLARA PERIM SEARA - FCMMG, BÁRBARA OLIVEIRA DARSAUT - FCMMG, BERNARDO RAMOS BARBOSA - FCMMG, CAMILA MENEZES SABINO DE CASTRO - FCMMG


Período de Realização
As atividades de extensão foram realizadas do dia 16 de março até o dia 08 de junho de 2022.

Objeto da experiência
Mulheres e famílias em situação de vida nas ruas residindo temporariamente em uma instituição pública de assistência social, Nova Lima, Minas Gerais.

Objetivos
Realizar atividades de promoção à saúde, por meio de oficinas com residentes de uma instituição pública de acolhimento institucional para mulheres e famílias em situação de vida nas ruas, além de possibilitar aos acadêmicos de medicina a compreensão da importância da intersetorialidade.

Metodologia
Foram realizadas oficinas interativas entre os residentes da instituição e os acadêmicos de medicina do segundo período de uma faculdade privada de Belo Horizonte. Os temas abordados foram alimentação saudável, atividade física, autocuidado e saúde mental, por meio de atividades de culinária, dinâmicas de desconstrução de mitos, exercícios físicos e jogos na praça, dinâmica de higiene pessoal, confecção de adornos e meditação. Ao final foi realizada uma avaliação com os atores envolvidos.

Resultados
Agregou-se à rotina da instituição a receita do pão de queijo, que passou a fazer parte do cardápio. Os residentes relataram sensação de bem-estar ao realizar as oficinas e foi observada forte adesão. Pelo relato dos acadêmicos foi possível observar o aprimoramento da habilidade de comunicação e o fortalecimento da ética e do compromisso com a comunidade. Ademais, a gerente do centro de saúde relatou uma diminuição da procura dos residentes poliqueixosos da instituição ao serviço de saúde.

Análise Crítica
A importância da intersetorialidade foi enfatizada pelo trabalho em conjunto entre saúde e assistência social, em prol do bem-estar dos participantes do projeto. A participação do agente comunitário de saúde foi essencial para que as demandas de saúde das mulheres residentes fossem atendidas de forma integral e resolutiva. Nesse contexto, ações de promoção à saúde são efetivas e promovem autonomia e independência no processo saúde-doença.

Conclusões e/ou Recomendações
As atividades de extensão são de suma importância para uma efetiva promoção à saúde e para obter uma plena formação profissional, já que, mediante elas, é feito o reconhecimento do território, da comunidade, dos seus determinantes sociais e, por consequência, das necessidades da população. Compreender que ações intersetoriais superam práticas fragmentadas de diversos setores é um importante aprendizado para a prática médica.