SA13.6 - PERSPECTIVA ETÁRIA, PROFISSIONAIS DE SAÚDE, FORMAÇÃO E CUIDADO (TODOS OS DIAS)
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41908 - ENEGRECER O CURRÍCULO: UMA DAS ESTRATÉGIAS FUNDAMENTAIS PARA O AVANÇO DA EFETIVAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL DA POPULAÇÃO NEGRA (PNSIPN) VALÉRIA FERNANDES DE CARVALHO - ESCOLA POLITÉCNICA DE SAÚDE JOAQUIM VENÂNCIO
Apresentação/Introdução A PNSIPN apresenta a formação dos profissionais da saúde, como uma das estratégias centrais para o avanço da equidade no setor da saúde. Através do racismo, epistemicídio e do eurocentrismo, os conhecimentos da população negra foram invisibilizados dos currículos escolares. Daí a importância de entender a dinâmica das relações étnico-raciais e descolonizar o conhecimento.
Objetivos Compartilhar reflexões sobre a descolonização do currículo do Curso Técnico de Nível Médio em Saúde (CTNMS) da EPSJV/Fiocruz, através do PROJETO SANKOFA e do processo de produção de monografias que tratam das questões étnico-raciais.
Metodologia Intensificou-se, no sentido de tornar mais estrutural no currículo e conteúdos, as abordagens teóricas orientadas pelas perspectivas decolonial negra e interseccional, possibilitando o acesso e (re) conhecimento das elaborações e contribuições teóricas dos intelectuais negros; avançar na ruptura do privilégio epistêmico eurocêntrico; assim como, na desconstrução do ideário da democracia racial e; a compreensão das violências produzidas pela colonialidade do poder, do ser e do saber e pela branquitude. Isso possibilitou a formulação, organização e institucionalização do Projeto SANKOFA e a ampliação da produção de monografias dedicadas às reflexões e pesquisas das temáticas raciais.
Resultados Avalia-se que este projeto tem contribuído, entre tantas outras iniciativas para avançarmos na luta contra o racismo que estrutura a sociedade brasileira, que se reverbera nas instituições e, consequentemente, na prática de parte significativa dos profissionais da saúde. Essa e outras iniciativas foram motivando os estudantes a desenvolverem monografias relacionadas às temáticas étnico-raciais. Considera-se que apesar de tratar de temáticas específicas, todas elas demandam a compreensão do racismo, suas expressões e as diversas violências produzidas e reproduzidas historicamente por este, caracterizando-se assim como processo importante na formação e consciência antirracista dos estudantes.
Conclusões/Considerações Entende-se que é fundamental a implementação das leis 10.639/03 e 11.645/08 na formação dos profissionais da saúde, para superarmos a injustiça cognitiva – uma das estratégias para ocultar a violência como parteira das relações étnico raciais em nosso país, mascarar o racismo e deslegitimar a necessidade de enfrentá-lo, dificultando, dessa forma, a luta antirracista em todas as suas frentes, entre elas: a efetivação da PNSIPN.
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