SA13.6 - PERSPECTIVA ETÁRIA, PROFISSIONAIS DE SAÚDE, FORMAÇÃO E CUIDADO (TODOS OS DIAS)
|
40867 - CONHECER E RECONHECER – ENCONTROS PARA AMPLIAR HORIZONTES: RELATO DE INTERVENÇÃO PSICOSSOCIAL INTERDISCIPLINAR MAXIMILIANO SALES OTREMBA - UFBA, DESIRÉE DE VIT BEGROW - UFBA, HERCÍLIA KAYLA SANTOS DE CARVALHO - UFBA, KAREN ALENCAR MENEZES - UFBA, AMANDA SOUZA RODRIGUES - UFBA
Período de Realização A experiência ocorreu de 01 à 15 de fevereiro de 2022 pela Plataforma Google Meet com 04 encontros.
Objeto da experiência Compartilhamento de vivências para adolescentes surdos evidenciando caminhos, desafios, conquistas e a autonomia da pessoa surda na sociedade.
Objetivos Promover espaço para a troca de experiências, valorização identitária e de criação/ampliação de perspectivas pessoais/individuais, acadêmicas e profissionais para adolescentes surdos. Favorecer a autonomia oferecendo visibilidade e protagonismo ao surdo.
Metodologia A experiência foi desenvolvida pelo PAIS-Projeto para Acolhimento, Informação e Suporte a familiares de crianças surdas dirigida a jovens e adolescentes surdos. Foram 4 encontros online, com intérpretes de Libras, palestrantes e pessoas surdas da comunidade. Pela explanação inicial das experiências pessoais e profissionais, iniciou-se diálogo entre os participantes sob orientação das coordenadoras da ação além dos estudantes extensionistas.
Resultados Obtivemos 24 inscritos, com idade entre 12 e 30 anos. Os profissionais surdos palestrantes foram: professor, fisioterapeuta, psicóloga e digital influencer. Houve também a presença de alguns familiares, o que contribuiu para a quebra de estereótipos sobre as pessoas surdas à medida em que a autonomia desses indivíduos foi valorizada. Formou-se um grupo de apoio em aplicativo de conversa de forma a compartilhar informações relevantes a todos.
Análise Crítica Consideramos baixa a adesão à proposta dos encontros, contudo é necessário considerar o cansaço com interações online e desmotivação da pessoa surda com relação às expectativas de vida profissional, especialmente pela exclusão social e educacional experimentada ao longo da vida. Mesmo assim, observou-se a necessidade de estimular autonomia à pessoa surda, oferecendo mais orientações aos familiares. Os participantes avaliaram os encontros bastante positivos.
Conclusões e/ou Recomendações A ação tornou visível a importância de compreender a vivência das pessoas surdas, especialmente quanto aos fatores envolvidos no exercício da autonomia e o prolongamento da dependência relativa à família, em razão das barreiras impostas não apenas no mercado de trabalho, mas na convivência em sociedade como um todo. Verificou-se a necessidade de ampliar esse tipo de diálogo que incentiva a identificação e fortalecimento cultural do surdo.
|