SA13.6 - PERSPECTIVA ETÁRIA, PROFISSIONAIS DE SAÚDE, FORMAÇÃO E CUIDADO (TODOS OS DIAS)
|
40430 - ACESSO E USO DE CONTRACEPÇÃO DE EMERGÊNCIA POR ADOLESCENTES BRASILEIROS MARCO AURÉLIO DE SOUSA - UFMG, LUANA LEÃO MENEZES - UFMG, MARIANA SANTOS FELISBINO-MENDES - UFMG
Apresentação/Introdução A contracepção de emergência é o tipo de método de uso comum entre adolescentes e adultos jovens, devido a fragilidades no planejamento reprodutivo nessa faixa etária. Seu uso pode se configurar de maneira regular ao invés de emergencial, evidenciando a necessidade de cuidados e orientações nos momentos da prescrição, distribuição e venda dessa pílula bem como das outras opções contraceptivas.
Objetivos Descrever estimativas de prevalência do uso da contracepção de emergência pelos adolescentes brasileiros.
Metodologia Estudo transversal que utilizou dados de escolares de 13 a 17 anos, de ambos os sexos e de escolas públicas e privadas, que responderam à PENSE. Utilizou-se a amostra da edição de 2019 (n=125.123). Utilizou-se um questionário estruturado e autoaplicável, cujo bloco de saúde sexual e reprodutiva possuía 13 questões, incluindo as relacionadas a contracepção de emergência. Estimou-se as prevalências com intervalos de 95% de confiança (IC95%) do uso da contracepção de emergência de acordo com as unidades federativas.
Resultados Há um cruzamento entre os estados que apresentam maior e menor prevalência do uso de contracepção de emergência, independentemente de suas regiões. Entre adolescentes de ambos os sexos, o estado do Maranhão (23,7%) apresenta a menor prevalência do uso de contracepção de emergência, seguido do Amazonas (26,4%). As maiores prevalências são do Distrito Federal (38,9%), Goiás (38,2%) e São Paulo (38,1%). Entre as meninas, as maiores taxas foram do Tocantins (53,9%), Distrito Federal (51,8%) e São Paulo (51,4%), já as menores taxas foram do Rio Grande do Sul (32,4%) e Paraná (36,7%), chamando atenção para região Sul do país, visto que os dois estados com as menores taxas, são dessa região.
Conclusões/Considerações A contracepção de emergência tem sido um método utilizado por grande parte dos adolescentes brasileiros, visto que quanto maior a faixa etária, maior o seu uso, em todos os estados brasileiros. Isso demonstra a necessidade de ações e políticas públicas de saúde que sejam efetivas no atendimento à saúde sexual e reprodutiva de adolescentes, incluindo as orientações sobre o uso de métodos contraceptivos.
|