SA13.6 - PERSPECTIVA ETÁRIA, PROFISSIONAIS DE SAÚDE, FORMAÇÃO E CUIDADO (TODOS OS DIAS)
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39378 - INTERSECCIONALIDADE NA DOCÊNCIA DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM EDUCAÇÃO FÍSICA ALEXANDRE PALMA - UFRJ, GIANNINA DO ESPIRITO-SANTO - UNISUAM / CONEP, RENATA VELOSO VASCONCELOS - UNIVERITAS, MONIQUE RIBEIRO DE ASSIS - UERJ, CLAUDIA PAULICH - UNISUAM
Apresentação/Introdução Para uma análise ampla sobre as desigualdades e a sobreposição de opressões existentes em nossa sociedade, como é o caso das relações sociais de gênero e raça importa compreender que as questões relacionadas ao acesso e à produção do conhecimento são profundamente imbricadas em um processo de colonização no âmbito do saber, produto de um processo de colonialidade.
Objetivos O objetivo foi identificar se há assimetrias de gênero, raça e especialmente a interseccionalidade de gênero e raça no acesso acadêmico aos programas de pós-graduação stricto sensu em Educação Física no Brasil, por parte dos/as professores/as.
Metodologia Foi realizado um levantamento do quantitativo de professores de todos os programas de pós-graduação stricto sensu em Educação Física no Brasil, a partir de busca prévia dos dados cadastrados e disponibilizados pela Capes e posterior consulta aos sítios eletrônicos de cada programa para identificação de sexo e cor da pele.
A partir do nome de cada docente, foi identificado o sexo dicotomicamente (masculino e feminino) e, após o acesso ao currículo Lattes, foi feita a identificação da cor de pele, também de modo dicotômico (negros e brancos). Determinados docentes, por sua trajetória acadêmica conhecida, tiveram sua cor de pele identificada sem a necessidade de se recorrer ao currículo Lattes.
Resultados O estudo envolveu 38 programas de pós-graduação stricto sensu em Educação Física e 769 docentes. Desse total, 13,2% eram da região Centro-Oeste, 18,4% da região Nordeste, 5,3% da região Norte, 36,8% da região Sudeste e 26,3% da região Sul.
Observou-se, ainda, que 65,8% dos docentes são homens brancos, enquanto uma pequena parte (0,52%) corresponde às mulheres negras. As linhas e projetos existentes têm pouca relação com as questões raciais e de gênero. Além disto, verificou-se que os pesquisadores contemplados com bolsa de Produtividade em Pesquisa são majoritariamente homens, de cor de pele branca ou amarela e que produzem a partir das ciências biomédicas.
Conclusões/Considerações O levantamento realizado permitiu identificar as assimetrias de acesso acadêmico, por parte dos docentes, aos programas de pós-graduação stricto sensu em Educação Física. Essa assimetria parecer reproduzir o cenário social brasileiro de racismo e sexismo.
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