SA13.6 - PERSPECTIVA ETÁRIA, PROFISSIONAIS DE SAÚDE, FORMAÇÃO E CUIDADO (TODOS OS DIAS)
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39156 - PROMOÇÃO DA CULTURA DE PAZ PARA CRIANÇAS DE UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE CRICIÚMA, SC DANIELA PIZONI - UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE (UNESC), DAUVAN ROSA DO AMARAL - UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE (UNESC), CRISTIANE DAMIANI TOMASI - UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE (UNESC), ANTÔNIO AUGUSTO SCHAFER - UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE (UNESC), FERNANDA DE OLIVEIRA MELLER - UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE (UNESC), FABIANE FERRAZ - UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE (UNESC), LÍVIA BON JUNKES - UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE (UNESC), VITORIA BISOGNIN CERETTA - UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE (UNESC), LISIANE TUON - UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE (UNESC), JACKS SORATTO - UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE (UNESC)
Período de Realização O projeto foi realizado durante os meses de junho, julho e agosto de 2021.
Objeto da experiência Oportunizar a socialização de uma experiência que fortalece a a cultura de paz voltada para crianças e adolescentes
Objetivos Descrever a experiência das ações de cultura de paz realizadas com crianças de um escola pública do município de Criciúma, SC.
Metodologia O projeto foi realizado quinzenalmente, em uma escola pública de ensino integral do município de Criciúma, estado de Santa Catarina. Foram realizados 7 oficinas, de forma lúdica, com dança circular, rodas de conversa, confecção e votação do mascote do projeto, plantio de flores, gincana esportiva, degustação de frutas, contação de histórias. O último encontro contou com uma cerimônia de formatura dos novos agentes da paz, com entrega de certificados e devolutiva das ações realizadas.
Resultados Participaram do projeto 39 crianças do 3º e 4º anos do ensino fundamental. Foi possível perceber a integração dos estudantes com cada temática e o interesse em contribuir, a partir das experiências trazidas, mencionando a realidade do local onde vivem. Observou-se ainda que, em meio às restrições da pandemia, as atividades realizadas contribuíram com a melhora da integração entre as crianças e do convívio no ambiente escolar, onde permaneciam durante todo o dia.
Análise Crítica A realização de ações que promovam a cultura de paz vai ao encontro de políticas nacionais e internacionais que estimulam a defesa dos direitos humanos, como a Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS) e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Sendo assim, fortalecer práticas saudáveis e de combate às violências entre as crianças é uma maneira de incentivar que estas ações sejam levadas para além da escola e impactem as comunidades onde elas estão inseridas.
Conclusões e/ou Recomendações Ações educativas que estimulam o respeito aos direitos humanos, o cuidado com o meio ambiente e o autocuidado são importantes formas de promover saúde nas comunidades. O trabalho com escolares, sobretudo crianças, permite que práticas saudáveis sejam adotadas desde a infância e levadas para o contexto familiar e comunitário. É importante que projetos como este sejam ampliados e repetidos, para assim multiplicar seus resultados.
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