Sessão Assíncrona


SA13.6 - PERSPECTIVA ETÁRIA, PROFISSIONAIS DE SAÚDE, FORMAÇÃO E CUIDADO (TODOS OS DIAS)

38855 - UMA ANÁLISE SOBRE O NEGACIONISMO CIENTÍFICO NO MORRO DA PROVIDÊNCIA NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19
ANA PAULA MASSADAR MOREL - UFF, CAROLINA NASCIMENTO SPIEGEL - UFF, REGINALDO SCHEUERMANN COSTA - UFF, THAYSSA LOPES - UFF


Apresentação/Introdução
Apresentamos uma análise sobre o negacionismo científico na favela da Providência, tendo como base a pesquisa “Educação Popular em Saúde em tempos de negacionismo: formação e experiências comunitárias”. Expomos o resultado parcial de uma interlocução junto aos moradores, a comunidade escolar do Colégio Estadual Reverendo Hugh Clarence Tucker e o Pré-vestibular Machado de Assis.

Objetivos
Refletir, a partir da perspectiva da Educação Popular em Saúde, a respeito do impacto do negacionismo científico no Morro da Providência no contexto da pandemia. Inferir sobre as formas de mobilização local diante da ascensão das fake news.

Metodologia
Desenvolvemos uma ação baseada na abordagem de pesquisa participante. Realizamos uma série de reuniões junto ao Pré-vestibular popular Machado de Assis, de forma a conceber coletivamente as ações extensionistas e de pesquisa, tendo como base as demandas apresentadas por estudantes, moradores da Providência, ativistas e a equipe do pré-vestibular. A partir daí realizamos um levantamento de dados, baseado em questionário e rodas de conversa, junto aos moradores a respeito do negacionismo científico e das fake news. Posteriormente, realizamos uma oficina sobre vacina junto ao Colégio Estadual Reverendo Hugh, permitindo um trabalho de campo sobre as impressões dos jovens sobre o tema.

Resultados
De acordo com o levantamento realizado a partir das entrevistas, mediante a análise qualitativa das idas ao campo de pesquisa, se reconhece um cenário complexo sobre a percepção a respeito do negacionismo científico: 1. Existem diversos níveis de negacionismo; 2. Apesar da alta taxa de autodeclaração de vacinados, muitos declararam ter usado ou que usaria o “kit covid”. Existe uma desconfiança em relação à ciência, fomentada por fake news, que se assentam sobre um discurso ultraconservador; 3. O histórico afastamento dos saberes científicos em relação à população é um indício para se compreender a capilaridade das fake news no que se refere à vacina e ações profiláticas contra Covid-19.

Conclusões/Considerações
A pesquisa possibilitou aproximar UFF, a favela da Providência, Colégio Estadual Reverendo Hugh Clarence e o Pré-vestibular Machado de Assis, a partir de uma perspectiva participante, orientada pela dialogia e a construção coletivas das iniciativas de extensão e pesquisa. Uma reflexão, portanto, que compreende a complexidade do fenômeno do negacionismo na vida dos moradores do Morro da Providência e as estratégias coletivas para enfrentá-lo.