SA13.5 - POVOS ORIGINÁRIOS, VIOLÊNCIA E INIQUIDADES EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)
|
42145 - TECENDO POSSIBILIDADES NO ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: A ELABORAÇÃO DE UMA CARTILHA INFORMATIVA TATIANA TEIXEIRA DE MIRANDA - UFSJ, TAIS DE LACERDA GONCALVES MASSIERE - UFSJ, LAIS MARIAM BARBOSA COSTA E SILVA - UFSJ, ISADORA RESENDE DE ANDRADE - UFSJ, AMANDA RANGEL COSTA CARVALHO - UFSJ, BEATRICE GAIO DE ANDRADE - UFSJ, BEATRIZ BATISTA FADINI - UFSJ, LARISSA MARQUES SILVA - UFSJ, MARIA PAULA BATISTA MARTINS - UFSJ, NATÁLIA VITÓRIA DOS SANTOS - UFSJ
Período de Realização Programa de Extensão entre Idas e Vindas/UFSJ organizado e desenvolvido no período de 2019 a 2021.
Objeto da experiência Elaboração e construção da cartilha informativa “Entre Idas e Vindas: caminhos para o enfrentamento à violência contra a mulher”, publicada em 2020.
Objetivos Criar uma cartilha informativa sobre a violência contra a mulher contendo: as redes de enfrentamento e atendimento das mulheres em situação de violência em São João del Rei/MG, endereços e contatos dos pontos de acolhimento, leis e projetos municipais e sugestões para o fortalecimento da rede.
Metodologia A cartilha informativa foi construída, a partir do mapeamento da rede existente que se destina a acolher e atender mulheres em situação de violência no município. Foram realizadas entrevistas e visitas aos principais serviços dos setores de assistência social, segurança e saúde pública do município. Com a intenção de conhecer e explicitar na cartilha, os fluxos de atendimentos e encaminhamentos realizados pelos profissionais envolvidos e as possibilidades de atuação articulada em rede.
Resultados O produto final foi uma cartilha com informações que possibilita a orientação para população e para profissionais sobre os fluxos e pontos das redes de atendimento às mulheres em situação de violência no município de São João Del Rei. Além do fornecimento de informações em relação aos tipos de violência contra a mulher e as medidas de enfrentamento. Lançada em meio virtual, devido a pandemia da Covid-19; com apoio dos setores envolvidos, teve ampla divulgação nos meios digitais do município.
Análise Crítica A rede de enfrentamento a violência contra a mulher necessita de instrumentos de apoio que fortaleçam os serviços, colaborem com o funcionamento da rede e de dispositivos que promovam a divulgação de informações para a comunidade, como demonstra a Política Nacional de Ação Integral à Saúde da Mulher, em suas diretrizes. Assim é perceptível a importância da cartilha como contribuição aos serviços, para as políticas públicas e para orientação da população, fomentando a participação da sociedade.
Conclusões e/ou Recomendações A produção da cartilha vem de encontro à necessidade de instrumentos que fortaleçam o enfrentamento a violência contra à mulher, promovam discussões que incentivem a reflexão coletiva transformadora e maior articulação entre os serviços de acolhimento. Pensando nisso, o material pode ser usado como referência para a formação profissional continuada, nos processos comunicativos com a população e como modelo para outras cartilhas.
|