Sessão Assíncrona


SA13.5 - POVOS ORIGINÁRIOS, VIOLÊNCIA E INIQUIDADES EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)

39307 - O PERIGO MORA EM CASA: A VIOLÊNCIA FÍSICA DOMÉSTICA CONTRA A CRIANÇA E ADOLESCENTES.
ALINE CONEGUNDES RIBA - USP, NATÁLIA AUGUSTO NUNES GIL - USP, FABIOLA ZIONI - USP


Apresentação/Introdução
A violência física doméstica contra a criança e o adolescente é um grave problema de saúde pública. No Brasil, esse tipo de violência atinge milhares de crianças e adolescentes através dos muros de silencio das relações familiares, podendo trazer agravos de saúde, com importantes impactos ao desenvolvimento infantil.

Objetivos
Identificar a prevalência, reincidência e meios de agressão da violência física doméstica segundo os autores da violência: pai, mãe, padrasto e madrasta.

Metodologia
O presente estudo caracteriza-se como estudo descritivo, epidemiológico, baseado em dados secundários, obtidos no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN-NET) e sistema TABWIN. População Estudada: Crianças que sofreram a violência física doméstica por parte do pai, mãe, madrasta e padrasto no Brasil e Regiões, nos anos de 2009 a 2019; Adolescentes que sofreram a violência física doméstica por parte do pai, mãe, madrasta e padrasto no Brasil e Regiões, nos anos de 2009 a 2019.



Resultados
Foi identificado que a mãe comete violência física com maior frequência contra meninas menores de 1 ano de idade . O pai agride com maior frequência adolescentes de 14 e 15 anos. As idades mais acometidas por situações de violência física perpetradas pelo padrasto e madrasta são 13, 14 e 15 anos . Os meninos sofrem com maior frequência violência física perpetrada por pai e mãe quando possuem menos de 1 ano e 1 ano de idade . Em relação ao padrasto, não existe diferença significativa do percentual de violência entre os 4 e 17 anos de idade. A idade com maior frequência de agressões por parte da madrasta é 7 anos.

Conclusões/Considerações
Pai e mãe são os agressores mais frequentes e o padrasto e a madrasta que mais reincidem a violência física. Pai e mãe agridem com maior frequência crianças de até 1 ano de idade. O meio de agressão mais frequente foi força corporal/espancamento e na maior parte das vezes, a violência acontece dentro de casa.