Sessão Assíncrona


SA13.4 - POPULAÇÕES VULNERABILIZADAS E INIQUIDADES EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)

44297 - INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NA ÁREA DE SAÚDE.
CATIA BRITO DOS SANTOS - UFBA, LILIANA SANTOS - UFBA


Apresentação/Introdução
Neste trabalho abordamos sobre a inclusão da pessoa com deficiência nos cursos de graduação em saúde Superior. No contexto geral desta pesquisa, inquieta-nos algumas situações que os estudantes com deficiência enfrentam ao ingressar em uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES),

Objetivos
Identificar as possíveis ações a serem adotadas pela IES, no sentido de contribuir para inclusão de estudantes com deficiência.

Metodologia
Pesquisa qualitativa. O local escolhido para a realização da pesquisa foi o Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).Os participantes da pesquisa foram no total, dez estudantes com deficiência matriculados em cursos de graduação. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado a entrevista semiestruturada.Após a realização das entrevistas, foi feita a transcrição imediata das falas dos entrevistados, visando preservar os dados coletados. Os dados foram tratados por meio da análise de conteúdo.

Resultados
Os resultados obtidos com esta pesquisa levam à compreensão de que é preciso realizar mudanças na prática da inclusão social. Essa mudança é urgente e necessária, tendo em vista que todas as pessoas são diversas e que as pessoas com deficiência têm demandas específicas. Isso requer .O processo de inclusão no Ensino Superior depende de uma série de fatores: além da construção de espaços físicos acessíveis, recursos pedagógicos, tais como livros, equipamentos e instrumentos; informações para a comunidade técnico-administrativa; instruções e/ou capacitação aos professores e apoio institucional. Isso implica mudança de comportamento da cultura institucional.

Conclusões/Considerações
A inclusão se efetiva por meio do diálogo intersetorial e transversal e, sobretudo, na área de saúde, esse diálogo precisa ser feito partir das especificidades de cada curso e de uma grade curricular que discuta a saúde com base nos seus determinantes sociais e que invista na formação crítica, humana,reflexiva e diversa.