SA13.4 - POPULAÇÕES VULNERABILIZADAS E INIQUIDADES EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)
|
44119 - CONDIÇÕES DE SAÚDE DA POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA: UMA REVISÃO DE ESCOPO GABRIEL VINÍCIUS REIS DE QUEIROZ - FACULDADE DE MEDICINA DE JUNDIAÍ, CAROLINA MATTEUSSI LINO - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS, FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE PIRACICABA, MARÍLIA JESUS BATISTA DE BRITO MOTA - FACULDADE DE MEDICINA DE JUNDIAÍ
Apresentação/Introdução O viver nas ruas expõe os indivíduos a fatores de riscos patológicos, como o tabagismo, estresse, violência, uso abusivo de álcool e outras drogas. As condições de vida e vulnerabilidades deste público determinam o processo saúde/doença/cuidado diferenciado. Torna-se relevante conhecer as condições de saúde desta população para nortear a construção de estratégias e políticas em saúde adequadas.
Objetivos Desse modo, o objetivo deste estudo foi identificar no acervo literário as condições de saúde das pessoas em situação de rua.
Metodologia Trata-se de uma revisão de escopo alicerçada no protocolo do Instituto Joanna Briggs. Os estudos foram selecionados a partir da busca nas bases de dados PubMed, SciELO, BVS e Web of Science utilizando os descritores “Adult”, “Health status”, “Health profile”, “Public health” e “Homeless persons”. Foram incluídos estudos disponíveis na íntegra, nos idiomas português, inglês e/ou espanhol, indexados no período de 2016 a 2021. As pesquisas elegíveis passaram por uma análise qualitativa a fim de fornecer uma ampla visão da literatura.
Resultados Foram selecionadas 1356 referências, que após exclusão de duplicatas e aplicação dos critérios de elegibilidade resultaram em 21 estudos para extração dos dados. Majoritariamente são pesquisas internacionais (66,6%) com delineamento transversal (90,4%), apresentando apenas um estudo longitudinal e uma carta de pesquisa. Os resultados foram agrupados nas categorias: condições clínicas gerais de saúde; saúde bucal; patologias oftalmológicas; doenças respiratórias e infecções sexualmente transmissíveis. Constatou-se múltiplas vulnerabilidades que atravessam a população em situação de rua e refletem diretamente nas condições de saúde.
Conclusões/Considerações É notória a importância de elaborar estratégias específicas e coordenadas para suprir as diversas necessidades deste grupo populacional, considerando a relevância de transpor o estigma corriqueiramente enfrentado para que o cuidado em saúde seja eficiente, abarcando a prevenção, promoção e garantia de tratamento para determinadas condições de saúde mais prevalentes.
|