SA13.4 - POPULAÇÕES VULNERABILIZADAS E INIQUIDADES EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)
|
42203 - A PESSOA COM DEFICIÊNCIA E A REDE DE CUIDADOS NO SUS ANA CAROLINA BASSO SCHMITT - USP, TUCA MUNHOZ - MILITANTE DOS DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, ALESSANDRA NUNES - GRUPO NUNES COMUNICAÇÃO, CAROLINA ROVAI - GRUPO NUNES COMUNICAÇÃO, JORGE HENRIQUE SALDANHA - UFBA, ARTHUR DE ALMEIDA MEDEIROS - UFMS, MILENA MARIA CORDEIRO DE ALMEIDA - UFBA, VICTOR DA SILVA AQUINO - UFAM/FIOCRUZ AMAZÔNIA, RALF BRAGA BARROSO - USP, KATIA SUELY QUEIROZ SILVA RIBEIRO - UFPB
Apresentação/Introdução Visando contribuir com a educação permanente dos profissionais que compõem a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência no SUS foi produzida em série de seis vídeos curtos acessíveis a qualquer tipo de deficiência, abordando as temáticas relativas ao conhecimento da Rede, aos dispositivos para gestão do cuidado e à avaliação funcional, no sentido da integralidade da atenção à saúde deste público.
Objetivos Apresentar a série de vídeo produzido pela pesquisa "Avaliação da Rede de Cuidados Integral à Pessoa com Deficiência no SUS – Redecin Brasil", que objetivou analisar a implantação da RCPD na perspectiva de mudança do paradigma com vistas ao cuidado integral.
Metodologia Para a produção dos vídeos foi contratada uma produtora com experiência na temática e a curadoria de uma pessoa com deficiência militante dos direitos desse público. O processo de elaboração dos roteiros envolveu essas pessoas e pesquisadores do projeto Redecin Brasil, e se deu com base em histórias de vida e de reabilitação de pessoas com deficiência, as quais foram protagonistas nos vídeos nos equipamentos da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência. Em todos os vídeos da série procurou-se trazer as distintas realidades dos oito estados participantes da pesquisa. Neste trabalho, será destacado o primeiro vídeo da série, intitulado "Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência".
Resultados O enredo do vídeo foi construído a partir da história de Telma, uma pessoa com deficiência adquirida na vida adulta, cuja trajetória relatada no vídeo evidencia um processo de reabilitação com vistas ao empoderamento. Aborda, assim, o universo das pessoas com deficiência, estimulando a aproximação entre profissional e usuário, e formas de atuação da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência visando à autonomia e na perspectiva da integralidade.
Conclusões/Considerações A definição da temática dos vídeos a partir de resultados de um projeto de pesquisa com abrangência nacional Brasil, parece conferir mais legitimidade na translação da pesquisa para seu uso no mundo do trabalho da Rede. A participação de uma pessoa com deficiência como curador dos vídeos permitiu uma construção mais coerente com a perspectiva de empoderamento dessas pessoas e para combater o viés capacitista ainda presente em tal Rede.
|