Sessão Assíncrona


SA13.4 - POPULAÇÕES VULNERABILIZADAS E INIQUIDADES EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)

40530 - O PAPEL DO CAPS AD NA ASSISTÊNCIAÀ PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA
LARISSA DANTAS DIAS - ENSP/FIOCRUZ, HERMANO ALBUQUERQUE DE CASTRO - ENSP/FIOCRUZ, JULIA OLIVEIRA COMONIAN - ENSP/FIOCRUZ


Período de Realização
Para elaboração deste estudo o período de imersão no relato apresentado foi entre Fevereiro e Agosto de 2021.

Objeto da experiência
O papel do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPS AD) durante o cuidado da População em Situação de Rua (PSR).

Objetivos
Reconhecer a importância do CAPS AD no cuidado para a População em Situação de Rua e identificar quais são os instrumentos assistenciais fornecidos pela equipe multiprofissional no enfrentamento da condição de vulnerabilidade e garantias de direitos.

Metodologia
Trata-se de um relato de experiência construído a partir de um cenário da Residência Multiprofissional em Saúde Mental, Rio de Janeiro. Foi utilizada a pesquisa-ação para produção deste relato, no qual houve a aproximação in lócus do cenário de pesquisa, partindo do pressuposto que o pesquisador e os participantes (população em situação de rua), estão envolvidos de modo participativo e transformador na resolução de um problema coletivo.

Resultados
O CAPS AD é um serviço muito utilizado pela PSR. Pela Portaria que regulamenta seu funcionamento Nº 3.088, é possível observar a promoção de acesso a essas pessoas, que utilizam desse espaço para o tratamento do uso abusivo de Álcool, Crack e outras drogas, mas onde podem encontrar um espaço de reconhecimento social e exercer a sua cidadania. O serviço também é articulador com a ESF, unidade de acolhimento de adulto e serviços dispostos pelo SUAS, como CREAS, CRAS, Centro POP e acolhimentos noturnos.

Análise Crítica
Foi possível observar a necessidade de mais serviços específicos para PSR o qual necessita de maior abrangência da RAPS, assim como as Equipes de Consultório na Rua. Visto que neste período de crise econômico e social houve um aumento das populações em vulnerabilidade e que estes serviços desempenham papel fundamental na assistência, promoção da saúde destas pessoas e nos determinantes sociais de saúde.

Conclusões e/ou Recomendações
O papel do CAPS AD está para além da promoção da saúde, mas também no resgate social, esse que diante dos sucateamentos e violações são apagados como uma identidade inexistente. O funcionamento é através de uma equipe multiprofissional, Projeto Terapêutico Singular que promovem o manejo eficiente e diminuição destas disparidades sociais. Pode ser considerado um articulador intersetorial, acionando outros serviços para o cuidado integral.