Sessão Assíncrona


SA13.4 - POPULAÇÕES VULNERABILIZADAS E INIQUIDADES EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)

40281 - “RELATO DE EXPERIÊNCIA: INTERVENÇÃO NO TERRITÓRIO À PESSOAS EM VULNERABILIDADE SOCIAL”
LAÉRCIO ARI KERBER - SMS SAPUCAIA DO SUL, CRISTIAN DA CRUZ CHIABOTTO - SMS SAPUCAIA DO SUL


Período de Realização
Intervenção realizada durante os meses de janeiro e abril de 2022.

Objeto da experiência
Apresentação de intervenções em territórios vulneráveis e promoção de saúde à população em situação de rua.

Objetivos
Descrever a experiência de um município da região metropolitana de Porto Alegre/ RS na elaborar ações de cuidado para esta população, construção de vínculos, avaliação e elaboração de diagnósticos e planejamento de cuidado em saúde, além de promoção de cidadania.

Metodologia
Trata-se de um relato de experiência de uma apoiadora institucional de saúde mental de um município da região metropolitana de Porto Alegre/ RS, de um psicólogo residente em saúde mental e um gestor municipal de saúde na intervenção de ações à população em situação de rua em um território vulnerável da cidade.

Resultados
Foi observado receptividade e aceitação da população para as ações de saúde, sendo evidenciado a necessidade de outras intervenções que visem a promoção de saúde e prevenção de doenças, além da articulação entre outros serviços da rede intersetorial. A abordagem continuou de forma longitudinal com ações de equipes da APS e de serviços especializados de saúde mental, propiciando cuidado integral e longitudinal à população.

Análise Crítica
Apesar da efetivação desta intervenção e ações de saúde que seguiram a partir deste primeiro contato, dados municipais apresentam aproximadamente 200 pessoas em situação de rua cadastradas no CadÚnico. Esta população, além das questões de vulnerabilidade social inerentes à condição da situação de rua, estão expostas a outros fatores de risco associados, como o uso de álcool, crack e outras drogas; transtornos mentais e condições clínicas sendo necessário a articulação de ações contínuas.

Conclusões e/ou Recomendações
Necessidade de continuidade de diálogo sobre estas ações com os gestores municipais para a avaliação quanto a implementação de políticas municipais para a população em situação de rua, como o Consultório na Rua, observando os princípios de universalidade e equidade, além do respeito à dignidade da pessoa humana, o direito à convivência familiar e comunitária, a valorização e respeito à vida e a cidadania, entre outros direitos sociais.