Sessão Assíncrona


SA13.4 - POPULAÇÕES VULNERABILIZADAS E INIQUIDADES EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)

39847 - AVALIAÇÃO DA REDE DE CUIDADOS INTEGRAL À PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO SUS: REDECIN – BRASIL
KÁTIA SUELY QUEIROZ SILVA RIBEIRO - UFPB, ANA CAROLINA BASSO SCHMITT - USP, ÂNGELA KEMEL ZANELLA - UFSM, ARTHUR DE ALMEIDA MEDEIROS - UFMS, FERNANDO PIERETTE FERRARI - UFMS, GRACE KELLY FILGUEIRAS FREITAS - UFES, JORGE HENRIQUE SANTOS SALDANHA - UFBA, LARISSA RIANI COSTA TAVARES - UFSCAR, SILVIA LANZIOTTI AZEVEDO DA SILVA - UFJF, TIÓTREFIS GOMES FERNANDES - UFAM


Apresentação/Introdução
A Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (RCPD) foi instituída no ano de 2012 e em 2018 foi lançada uma Chamada para avaliar a implantação dessa Rede. O Projeto Avaliação da Rede de Cuidados integral à Pessoa com Deficiência no SUS: REDECIN–Brasil foi aprovado nesta Chamada com o objetivo de analisar a implantação dessa Rede na perspectiva de mudança do paradigma com vistas ao cuidado integral.

Objetivos
Apresentar o percurso metodológico do projeto Redecin Brasil considerando sua relevância para o cuidado à saúde das pessoas com deficiência no SUS, bem como seus principais produtos.

Metodologia
Trata-se de um relato de pesquisa, enfatizando a amplitude de um estudo multicêntrico. Teve como fontes o projeto de pesquisa e os relatórios produzidos.

Resultados
Estudo de casos múltiplos, multicêntrico, realizado em 51 municípios de oito estados, representando as 5 regiões geográficas do país. Com abordagem quantitativa, mediante análise documental e questionários estruturados em 95 Centros especializados em Reabilitação (CER) e 254 unidades básicas, e qualitativa, 149 entrevistas com atores-chaves. A coleta envolveu gestores federais, estaduais e municipais, profissionais dos serviços de atenção básica, especializada e rede de urgência e emergência, e governança da Rede. Produtos: matriz de medidas do grau de implantação; 06 vídeos para educação permanente dos profissionais da Rede; sumário executivo com principais resultados; livro; artigos.

Conclusões/Considerações
O estudo possibilitou uma visão ampla da RCPD, permitindo conhecer a organização do cuidado à saúde da pessoa com deficiência em estados, municípios e regiões de saúde com diferentes níveis de implantação dessa rede. Para além do papel tradicionalmente atribuído à atenção especializada (CER), buscou-se identificar as dificuldades e potencialidades dos distintos níveis de atenção para ofertar esse cuidado de forma integral.