Sessão Assíncrona


SA13.4 - POPULAÇÕES VULNERABILIZADAS E INIQUIDADES EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)

39485 - ENTRE CUIDADOS: ACCS-POLÍTICAS PÚBLICAS DE CUIDADOS PARA AS DIVERSIDADES FOMENTANDO O PENSAMENTO CRÍTICO E INTERSECCIONAL ACERCA DAS DEFICIÊNCIAS.
SARA DE SANTANA VIEIRA - UFBA


Período de Realização
22 de fevereiro a 12 de junho de 2021.

Objeto da experiência
Experiência na disciplina: Ação curricular em Comunidade e Sociedade (ACCS) Políticas Públicas de Cuidados para as Diversidades/UFBA.

Objetivos
Discutir a contribuição da ACCS no percurso acadêmico de uma estudante de fonoaudiologia com deficiência e ressaltar a importância desta para uma formação anticapacitista.

Metodologia
Promoveu-se webinários interseccionalizando gênero, sexualidade, violência, COVID-19, maternidade e envelhecimento com a temática central da deficiência, convidando pessoas com deficiência (PCD) e familiares destas. Foram ao todo 12 encontros teóricos para consolidação do conhecimento sobre políticas de cuidado para PCD’s jovens e adultos. As atividades práticas consistiram na elaboração de uma netnografia de influencers PCD’s nas redes sociais e tendo como produto final tecnológico um podcast.

Resultados
Dar vez e voz para que as PCD’s apresentassem as temáticas discutidas a partir de suas experiências possibilitou o fortalecimento de um debate crítico da deficiência, suas potencialidades e barreiras sociais impostas pela falta de acessibilidade. O uso das mídias sociais como espaço de pesquisa, permitiu um olhar mais integralizado, acompanhando diferentes perfis protagonizados por pessoas com deficiência. A elaboração do podcast viabilizou o conhecimento prático na produção tecnológica.

Análise Crítica
Diante de um número reduzido de componentes que tratem a temática da deficiência dentro das matérias do curso de fonoaudiologia, tal disciplina é extremamente necessária, justamente por trazer a deficiência para além de aspectos patológicos e/ou de reabilitação, mas por abordar a pessoa com deficiência e suas múltiplas possibilidades e identidades, perspectiva esta que deveria fazer parte da formação profissional em saúde, mas que frequentemente encontra-se deslocada.

Conclusões e/ou Recomendações
Considerando a relevância da temática, a ACCS permitiu refletir e compartilhar acerca da minha própria identidade de pessoa com deficiência, vivências, bem como a ampliação dos conhecimentos através de um espaço virtual interdisciplinar de intercâmbio de saberes, instigando o envolvimento na luta anticapacitista e na defesa do direito ao cuidado para pessoas com deficiência.