Sessão Assíncrona


SA13.4 - POPULAÇÕES VULNERABILIZADAS E INIQUIDADES EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)

38782 - ODONTOLOGIA SURDA: DIFICULDADES ENFRENTADAS PELAS PESSOAS SURDAS NO ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO
THAYNÁ FERREIRA SIMÕES DE OLIVEIRA - RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMILIA SMS/ESP FLORIANÓPOLIS. ODONTOLOGIA UFSC., CLAUDIA FLEMMING COLUSSI - SAÚDE COLETIVA UFSC


Apresentação/Introdução
Ao procurar por serviços odontológicos, a comunidade surda ainda se depara com profissionais despreparados em oferecer um atendimento inclusivo. A barreira linguística e comunicacional que se impõe ao surdo reflete em um menor vínculo paciente-profissional, atendimentos incompletos e na impossibilidade de autonomia dos surdos sobre sua saúde oral.

Objetivos
Discutir a percepção das pessoas surdas sobre as dificuldades enfrentadas enquanto pacientes em atendimento odontológico, além de contribuir para o debate e enfrentamento das barreiras linguísticas e comunicacionais envolvidas nesse contexto.

Metodologia
Trata-se de um estudo transversal, de abordagem qualitativa e de amostragem intencional, no qual 17 pessoas da comunidade surda ligadas à Associação de Surdos da Grande Florianópolis foram entrevistadas presencial ou remotamente no período entre 2019/2020. A coleta de dados se deu através de entrevistas individuais, tendo como instrumento de coleta um roteiro com 28 perguntas abertas perpassando 5 blocos de temas: dados sócio demográficos e identificação; termos da saúde pública; acesso ao profissional dentista; avaliação do atendimento recebido e confiabilidade; avaliação da comunicação entre surdo e profissional. Após a coleta, foi realizada a transcrição e análise de conteúdo dos relatos.

Resultados
Os participantes exaltam sua identidade surda e não se consideram pessoas com deficiência ou pacientes com necessidades especiais, mas sim pessoas que precisam de um atendimento adaptado às suas especificidades. Ampla maioria compreende a importância de buscar atendimento odontológico. No entanto, apesar de avaliarem o atendimento técnico do dentista como bom, consideram que, enquanto surdos, a questão inter-relacional no tratamento é inadequada. Além disso, a Libras não é conhecida pelos profissionais, causando a dependência de terceiros para a comunicação. Por fim, a maioria declara não se sentir compreendida nem compreender o cirurgião dentista.

Conclusões/Considerações
As barreiras linguísticas e comunicacionais, aliadas à falta de capacitação profissional e desconhecimento da cultura surda, ainda são uma realidade no contexto da saúde bucal das pessoas surdas. Sendo assim, melhorias são necessárias e urgentes no atendimento odontológico às pessoas surdas a fim de garantir a oferta e acesso efetivo a uma saúde integral, inclusiva e de qualidade.