Sessão Assíncrona


SA13.4 - POPULAÇÕES VULNERABILIZADAS E INIQUIDADES EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)

38511 - SÍNDROME DE BURNOUT: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DO ADOECIMENTO DOCENTE LATINO-AMERICANO
RENAN AMARAL OLIVEIRA - UFABC, KATERINA LUKASOVA - UFABC


Apresentação/Introdução
A Síndrome de Burnout é condição médica de uma exaustão crônica com potencial incapacitante devido a trabalhos esgotantes, multitarefas, urgentes ou instáveis. Os debates sobre a incidência desse fenômeno do trabalho estão presentes em diversas Organizações Internacionais que apontam a expansão silenciosa desse adoecimento mental e sua alta relevância para trabalhadores do mundo todo.

Objetivos
Avaliar a qualidade dos artigos de prevalência publicados sobre a Síndrome de Burnout entre os docentes latino-americanos e evidenciar as interseccionalidades socioeconômicas e demográficas do público estudado.

Metodologia
Realização de uma revisão sistemática de artigos científicos da Síndrome de Burnout na Educação disponibilizados entre 2016 e 2020 nas plataformas LILACS e SCIELO; com palavras chaves: “burnout professores” em Português, Espanhol e Inglês; Foram excluídos trabalhos que não se enquadravam (tema, artigo repetido, amostras fora da América Latina, indisponibilidade de leitura completa, não ter passado por peer review); De 416 foram selecionados 46 artigos finais. Seus conteúdos foram analisados com abordagem analítica quantitativa e uso de tabelas para estratificar as informações em relação aos tópicos: dados sociodemográficos das amostras, instrumentos de diagnostico utilizados, prevalência.

Resultados
Artigos apresentaram dados sociodemográficos dos sujeitos amostrais na seguinte proporção: 87% perguntaram sexo/gênero; 80% idade; 74% experiencia profissional (em anos); 63% tipo de contrato (professor-instituição); 50% estado civil; 26% se tinham filhos; 11% condição socioeconômica (indicadores de renda); 2% raça/etnia. Os instrumentos para diagnosticar a prevalência de Burnout variaram sendo o mais frequente o Maslash Burnout Inventory (MBI) e suas variações (30 artigos). 32 artigos (de 46) não apresentaram completamente os números de prevalência geral de Burnout encontradas, isto é, a presença e grau da condição achadas em suas amostras.

Conclusões/Considerações
É importante pesquisas científicas se aterem às interseccionalidades sociais para que seja possível elaborar políticas públicas e/ou análises a partir desses trabalhos. Ficou evidente nos artigos sistematizados uma alta subnotificação nas amostras referente às dimensões de raça/etnia, classe social e possuir filhos. Isso é problemático visto que para tratar coletivamente saúde mental é basilar saber perfilamento dos sujeitos mais afetados.