SA13.3 - INTERSECCIONALIDADE, GÊNERO E SAÚDE (TODOS OS DIAS)
|
44675 - MULHERES DAS ÁGUAS: A MATRIZ DE PROCESSOS CRÍTICOS NO TRABALHO DAS PESCADORAS E/OU MARISQUEIRAS ARTESANAIS EM DOIS MUNICÍPIOS DO LITORAL SUL DE PERNAMBUCO MARIANA GURBINDO FLORES - REDE NACIONAL DE MÉDICAS E MÉDICOS POPULARES, MARIANA OLÍVIA SANTANA DOS SANTOS - INSTITUTO AGGEU MAGALHÃES/FIOCRUZ, MARIANA MACIEL NEPOMUCENO - INSTITUTO AGGEU MAGALHÃES/FIOCRUZ, IDÊ GOMES DANTAS GURGEL - INSTITUTO AGGEU MAGALHÃES/FIOCRUZ
Apresentação/Introdução Pescadoras e marisqueiras de comunidades tradicionais do litoral-Pernambuco, sofrem opressões estruturais do sistema capitalista, evidenciado, na divisão sexual do trabalho. Inviabilizadas no processo produtivo, são delegadas a tarefas reprodutivas. SUAPE, o derramamento de petróleo de 2019 no Brasil, e a pandemia de Covid-19 aprofundam as vulnerabilidades socioeconômicas, ambientais e saúde.
Objetivos Analisar os processos críticos da determinação social da saúde de pescadoras e marisqueiras com a identificação dos aspectos protetores e destrutivos da saúde, nos municípios de Cabo de Santo Agostinho (Gaibu) e Ipojuca (Maracaípe) em Pernambuco.
Metodologia Estudo etnográfico, realizado de agosto/2021 a agosto/2022. Ancorada na determinação social da saúde. Amostra é por conveniência, com 50 mulheres, 30 de Gaibu e 20 de Maracaípe. Coleta de dados; 1) Diagnóstico Rápido Participativo e 2) Etnografia rápida 1) Os fluxogramas de trabalho, estruturados numa oficina, realizada no aparelho social da comunidade, em Gaibu e Maracaípe. As perguntas semiestruturadas envolvem as etapas do trabalho, a duração, ferramentas e equipamentos de proteção individual utilizados, mecanismos da pesca, melhor época de pesca, deslocamento, descanso, beneficiamento da produção, venda do produto. 2) depois da oficina, vivenciamos o processo de trabalho das pescadoras.
Resultados Os resultados obtidos aqui foram além de identificar os processos críticos que interagem no processo saúde-doença, observamos no domínio geral, que os sistemas de produção capitalistas são insustentáveis que agudizam os danos aos ecossistemas e a saúde das comunidades. Já no domínio particular identificamos que as mulheres marisqueiras e/ou pescadores das comunidades tradicionais de pesca artesanal nas quais pertencem, observamos que as atividades da pesca artesanal são realizadas em grupo e que o processo de trabalho interagem no processos críticos que são reflexos nos aspectos singulares do processo saúde-doença dos indivíduos. E estão imbricados, elementos de classe, raça e gêneros.
Conclusões/Considerações Nos permitiu observar que os momentos propiciados pelos encontros, o trabalho em equipe, compartilhamento com seus pares, pode trazer momentos de relaxamento e lazer contribuindo com o processo de saúde da mulher marisqueira/pescadora artesanal.
|