Sessão Assíncrona


SA13.3 - INTERSECCIONALIDADE, GÊNERO E SAÚDE (TODOS OS DIAS)

44575 - DIREITOS HUMANOS A ÁGUA E ESGOTAMENTO SANITÁRIO NA ESCOLA E GESTÃO DA HIGIENE MENSTRUAL: COMO SE RELACIONAM COM O EMPODERAMENTO DE MENINAS DO ENSINO FUNDAMENTAL?
ÉDILA DALMASO COSWOSK - UNEB, CELINA MODENA - INSTITUTO RENÉ RACHOU/FIOCRUZ-MINAS, LÉO HELLER - INSTITUTO RENÉ RACHOU/FIOCRUZ-MINAS


Apresentação/Introdução
A falta de orientação adequada, de materiais de higiene pessoal e sanitária; abastecimento de água; instalações sanitárias inadequadas; são problemas que indicam que os banheiros escolares limitam as opções das meninas para uma higiene pessoal saudável durante a menstruação, podendo afetar sua dignidade, bem-estar e participação escolar (Phillips-Howard et al., 2016; van Eijk et. al., 2016).

Objetivos
Explorar como os direitos humanos a água e esgotamento sanitário (DHAES)e gestão da higiene menstrual (GHM) se relacionam com o empoderamento das meninas.

Metodologia
A compreensão de Denzin e Lincoln (2006) é referencial para esta pesquisa numa escola de Ensino Fundamental – Séries Finais no Extremo Sul da Bahia no período de outubro a dezembro de 2016. Utilizou-se os instrumentos metodológicos: observação participante da rotina escolar (Angrosino, 2009); grupos focais com 39 estudantes do 8º e 9º ano, com idade média de 13 a 17 anos de ambos os sexos (Barbour, 2009); e a análise das Propostas Curriculares/2016 da Secretaria Municipal de Educação para as diversas matérias do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental. Dos 134 estudantes, 81 do 8º ano e 53 do 9º ano, 39 se colocaram com voluntários para a pesquisa.

Resultados
O exame dos dados coletados sugeriu a organização de três categorias analíticas: GHM e infraestrutura; GHM e suprimentos; e Educação em GHM. Em conjunto, as três categorias indicam que a menstruação ainda é tratada com estranhamento na escola, como uma inadequação da condição feminina para aquele ambiente. As condições de acesso aos DHAES e GHM são limitadas e, por conseguinte, a escola ainda não consegue ser um ambiente inclusivo e sensível ao gênero.

Conclusões/Considerações
O acesso aos DHAES e as condições para GHM são uma barreira para um ambiente saudável, inclusivo e sensível ao gênero, limitando a promoção do empoderamento das meninas e a menstruação ainda é tratada com estranhamento na escola. Para criar ambientes saudáveis, inclusivos e sensíveis às questões de gênero, a gestão precisa de formação e apoio da comunidade escolar, de seus familiares e do Estado para implantar e manter com qualidade o acesso.