SA13.3 - INTERSECCIONALIDADE, GÊNERO E SAÚDE (TODOS OS DIAS)
|
44183 - A IMPORTÂNCIA DAS INFORMAÇÕES E REGISTROS DAS DOULAS NEGRAS COMO TESTEMUNHO DAS PRÁTICAS DE CUIDADO JANAÍNA TERESA GENTILI FERREIRA DE ARAÚJO - UERJ E FIOCRUZ
Apresentação/Introdução Pesquisa os atendimentos de doulas negras no atendimento de mulheres negras do projeto Sankofa Atendimento Gestacional atividade entendida como uma prática de cuidado, enquanto uma forma de testemunho da violência e racismo no ambiente obstétrico.
.
Objetivos Analisar as narrativas e as experiências através da leitura em conjunto dos prontuários e registros da enfermeira obstétrica fundadora do projeto e das doulas negras sobre a prática de doular mulheres negras a partir de suas atuações.
Metodologia Realizará entrevista semi-estruturada com Ariana de Souza Rodrigues dos Santos, uma das fundadoras do projeto para investigar sobre a “agência feminina negra” que buscam preencher as lacunas do Sistema Único de Saúde com olhar voltado para a saúde da população negra. Passo contínuo realizará entrevista com as quatro doulas negras convidando-as para que revisitem as informações dos registros de seus atendimentos evocando narrativas a partir destes.
Resultados Através da pesquisa exploratória percebeu que o projeto Sankofa Atendimento Gestacional surgiu da união de mulheres pretas e periféricas com a finalidade de oferecer cuidado digno e respeitoso às mulheres carentes desprovidas deste com o intuito de torná-las visíveis. Assim, apresentará no congresso os resultados preliminares de pesquisa bibliográfica e de campo exploratória.
Conclusões/Considerações A importância da prática da doulagem como figura central no processo de humanização do parto através de seus registros pode provar que negras são vistas mais como provedoras que receptoras de cuidado.
|