SA13.3 - INTERSECCIONALIDADE, GÊNERO E SAÚDE (TODOS OS DIAS)
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43459 - PERSPECTIVAS SOBRE A ASSISTÊNCIA EM SAÚDE PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES TRANS E/OU COM VARIABILIDADE DE GÊNERO: ABORDAGENS, CONTROVÉRSIAS E DEBATES NA LITERATURA JÚLIA CLARA DE PONTES - USP, ROSANA MACHIN - USP
Apresentação/Introdução Este trabalho expõe e discute os resultados parciais de uma Revisão de Literatura Narrativa, iniciada em 2021, no âmbito de pesquisa de doutorado em Saúde Coletiva, sobre a assistência em saúde para crianças e adolescentes trans e/ou com variabilidade de gênero.
Objetivos O objetivo foi mapear a produção científica sobre as práticas em saúde para responder às demandas de crianças e adolescentes trans, buscando identificar suas principais características e analisar os consensos e dissensos.
Metodologia Ela foi realizada nas bases Scopus, LILACS, Medline e Web of Science, tendo como base os seguintes descritores: ‘transgender’, ‘gender incongruence’, ‘health care’, ‘care’, ‘treatment’, 'child and 'adolescent'. Ao todo, foram recuperados 726 artigos que, com a retirada dos duplicados, somaram 557. Com a aplicação dos critérios de inclusão, foram selecionados 31 artigos que discutem os modelos de assistência em saúde para crianças e adolescentes trans e/ou com variabilidade de gênero e aspectos correlacionados.
Resultados Observa-se, com base nos artigos analisados, a prevalência de controvérsias, que centram-se especialmente nos benefícios e possíveis malefícios da transição social na infância e, ainda, das intervenções hormonais (bloqueio puberal e hormonioterapia) na adolescência. A capacidade de crianças e adolescentes para compreender e consentir com a transição social e com as intervenções hormonais, respectivamente, os critérios de elegibilidade para acessar às intervenções hormonais, bem como os receios quanto ao arrependimento futuro são temas recorrentes.
Conclusões/Considerações Assim, conclui-se que o debate sobre o cuidado para a afirmação de gênero na infância e adolescência é atravessado por valores e concepções de infância e adolescência, de saúde-doença-cuidado e de transexualidade/transgeneridade.
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