SA13.3 - INTERSECCIONALIDADE, GÊNERO E SAÚDE (TODOS OS DIAS)
|
42578 - PROJETO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EM CRIMES CONTRA A MULHER (CRIM) DA UFMG: EIXO II “VIOLÊNCIA DE GÊNERO E SAÚDE” BRUNA LOPES MORAIS - UFMG, ELAINE LEANDRO MACHADO - UFMG, ANA CLARA TELES DE OLIVEIRA LIMA - UFMG, BEATRIZ COSTA - UFMG, IANN LEONEL ROBERT SOARES - UFMG, ANA FLÁVIA CONEGUNDES BENÍCIO - UFMG, ISABELLA PERES NAVARRO - UFMG, LUIZ SERGIO SILVA - UFMG, ISADORA TUCCI DE PAIVA - UFMG, LAURA ROSA POEIRAS SALVADOR SILVA - UFMG
Período de Realização 2019 – 2022 (Atual)
Objeto da experiência Projeto de Ensino, Pesquisa e Extensão em Crimes Contra a Mulher (CRIM) da UFMG: Eixo II “Violência de Gênero e Saúde”
Objetivos O Projeto de Ensino, Pesquisa e Extensão em Crimes Contra a Mulher (CRIM), fruto da parceria dos cursos de Direito e Medicina (UFMG) visa a reflexão sobre violência de gênero, por meio de 4 eixos. O eixo II “Violência de Gênero e Saúde” objetiva discutir os impactos da violência de gênero na saúde.
Metodologia O eixo II “Violência de Gênero e Saúde” desenvolve:
1- Oficinas de capacitação para profissionais de saúde sobre constituição de redes e notificação das violências, baseadas na PBL.
2- Cursos: O curso Abordagem da Violência contra mulher para alunos da graduação foi elaborado segundo princípios de educação à distância .
3- Grupo de Estudos em Gênero e Saúde: são realizadas discussões de textos, documentários e filmes por meio de metodologias ativas de ensino-aprendizagem.
Resultados O curso “Abordagem da Violência contra mulher para alunos da graduação” está na 2ª edição (mais de 300 inscritos), esta foi ampliada para profissionais de saúde. Os extensionistas fazem parte do “Grupo de Estudos em Gênero e Saúde”, espaço para estudo dos referenciais teórico-metodológicos que norteiam o tema da violência, especialmente a violência de gênero como construto e produto social e norteador das práticas de saúde. As oficinais são oferecidas de acordo com a demanda dos parceiros.
Análise Crítica O CRIM tem o objetivo de combater a violência de gênero pela conscientização social e ativismo estudantil, por meio do acesso à informação qualificada e escuta humanizada, bem o fortalecimento da cidadania e garantia de direitos humanos. Por meio dos instrumentos de avaliação e monitoramento periódicos do plano de ação, tem sido possível alcançar seus objetivos e reavaliar os objetivos, metas e problemas enfrentados mesmo diante dos desafios impostos para o enfrentamento da pandemia da Covid-19.
Conclusões e/ou Recomendações O Projeto de Extensão “Violência de Gênero e Saúde busca o intercâmbio cultural e informacional entre universidade e sociedade, possibilitando a troca de experiências, vivências e empoderamento das mulheres. Viabiliza, também, a difusão de conhecimento e saberes entre comunidade acadêmica e participantes das oficinas e cursos, oportunidade para a instituição amplificar seu alcance educacional e cultural e cumprir sua indissociável função social.
|