SA13.3 - INTERSECCIONALIDADE, GÊNERO E SAÚDE (TODOS OS DIAS)
|
42321 - RECURSOS TÉCNICO-SOCIAIS PARA O ENFRENTAMENTO DAS REPERCUSSÕES DA EPIDEMIA DE ZIKA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA FRANCINE DE SOUZA DIAS - ENSP/FIOCRUZ, LENIR NASCIMENTO DA SILVA - ENSP/FIOCRUZ
Período de Realização Setembro de 2021 a junho de 2022.
Objeto da experiência Construção de dispositivos de divulgação científica sobre repercussões atuais da epidemia de zika, em processo de curadoria participativa.
Objetivos Desenvolver vídeos sobre a epidemia de zika no Brasil fundamentados em documentos, arquivos e depoimentos de atores envolvidos com a Rede Zika Ciências Sociais. Material construído dentro das normas e políticas de acessibilidade brasileiras, com legendas que permitem sua disseminação internacional.
Metodologia 1) Levantamento e organização de um corpus documental (arquivos audiovisuais, dispositivos normativos, artigos científicos). 2) Realização de entrevistas, entre setembro e outubro de 2021, com mães e familiares, cientistas, profissionais da saúde e da educação. O roteiro dos vídeos foi construído pela equipe de pesquisa, concepção e desenvolvimento, a partir dos depoimentos dos entrevistados. No processo de edição, foram incluídos a animação, os recursos de acessibilidade e as legendas.
Resultados Uma série de 3 vídeos, com recursos de acessibilidade e duração média de 11 minutos, cada, sobre os temas: vacina, saberes e cuidado. Os públicos-alvo são: profissionais de diversos setores, usuários do sistema de saúde e estudantes. O material pode influenciar a formulação de políticas públicas; incentivar o investimento em pesquisa e tecnologia; compor material de discussão nos campos da educação, ciência e políticas sociais; contribuir com as famílias em suas ações de organização política.
Análise Crítica Trabalho produzido no contexto da pandemia de Covid-19 e invisibilidade das repercussões da epidemia de zika. Embora não construa soluções definitivas, devido à curadoria participativa, pode promover: transformações das relações entre sociedade e instituições de pesquisa; visibilização das demandas de atenção, pesquisa e proteção social; outros modos de tratar questões atuais. Enfrenta barreiras como: diversidade de experiências, atravessamento de interesses e abordagem de temas sensíveis.
Conclusões e/ou Recomendações A experiência foi uma oportunidade para promover a articulação dos diferentes saberes, com o compromisso político da Rede Zika Ciências Sociais de fortalecimento da saúde pública e do sistema de proteção social no país. Um modo de operar que pretende ampliar a produção e incorporação de resultados por uma grande diversidade de atores, construindo diálogos possíveis entre sociedade, pesquisadores e governos.
|