Sessão Assíncrona


SA13.2 - INTERSECCIONALIADE, DIREITOS HUMANOS: O RACISMO NA SAÚDE (TODOS OS DIAS)

43168 - FEIRAS DE SAÚDE NO TERREIRO ILE AXE IYA NASSO OKA (CASA BRANCA DO ENGENHO VELHO DA FEDERAÇÃO)
DENIZE DE ALMEIDA RIBEIRO - UFRB, PAULA CASTRO - CASA BRANCA, EKEDY SINHA - CASA BRANCA


Período de Realização
A Feira de Saúde aconteceu pela primeira vez em 2003. Este ano faremos 19 anos de realização.

Objeto da experiência
Nossa experiência parte da realização por 18 anos de uma Feira de Saúde no Terreiro da Casa Branca do Engenho Velho da Federação.

Objetivos
Socializar a experiência da Feira de Saúde em um Terreiro de Candomblé, como uma experiência de conhecimentos tradicionais e hegemônicos.
Discutir a partir desta experiência as possibilidades de um sistema de saúde mais inclusivo e menos racista.


Metodologia
A tradicional Feira segue uma programação pré-estabelecida, onde os orixás são homenageados, pois são eles que garantem o bem estar e a saúde de todos. Temos então uma mesa de abertura e a medida que os convidados (as), vão chegando outras mesas vão se formando ao longo do dia. Estão presentes também os profissionais do sistema oficial de saúde, do Distrito Sanitário Barra-Rio Vermelho, que nesses 18 anos comparecem a Feira e atendem aos presentes 'religiosamente".

Resultados
Este ano, por conta da pandemia e da necessidade de isolamento social a Feira, foi feita online, através de uma "ocupação virtual" que durou 5 horas e foi transmitida pelo Facebook e pelo Youtube, dessa forma foi possível contar com a participação de pessoas de diferentes lugares do Brasil e que estiveram em outras edições da Feira, estas puderam interagir com as demais, dar seus depoimentos que foram acompanhados por pessoas, as mais diversas, dos quatro cantos do país e do mundo.

Análise Crítica
O antropólogo Eric Hobsbawm (1984) nos diz que o termo “tradição inventada” é utilizado num sentido amplo, mas nunca indefinido. Inclui tanto as “tradições” realmente inventadas, construídas e formalmente institucionalizadas, quanto as que surgiram de maneira mais difícil de localizar num período limitado e determinado de tempo - às vezes coisa de poucos anos apenas - e se estabeleceram com enorme rapidez, como no caso da nossa Feira de Saúde.


Conclusões e/ou Recomendações
Dessa forma, aprendemos a transgredir com Ekedy Sinha, compreendendo como se faz e se mantém uma tradição, que é também um princípio africano: estar com os pés no chão, não esquecer o passado, viver o presente, construindo outras tradições para o futuro, SANKOFA! Pois então, desse modo, tivemos em 2021 uma Feira de Saúde Virtual, pra comemorar 18 anos de muito Axé e para podermos continuar reinventando e celebrando nossas tradições!