Sessão Assíncrona


SA13.2 - INTERSECCIONALIADE, DIREITOS HUMANOS: O RACISMO NA SAÚDE (TODOS OS DIAS)

38537 - ‘VOCÊ CHEGOU AO SEU DESTINO ?‘ CARTOGRAFIA DE IMIGRANTES VENEZUELANOS PARA O CENTRO-OESTE MINEIRO
ALEXANDRE COUTINHO DE MELO - UFSJ, LORENA FERNANDES MILARD - UEMG, VIRGÍNIA RAIMUNDA FERREIRA - UEMG, CAMILA SOUZA DE ALMEIDA - UEMG


Apresentação/Introdução
A crise sociopolitica venezuelana teve inicio em 2010 e perdura até a atualidade e tem causado revolta civil, desacordos internacionais e problemas na exportação de petróleo. Diante a crise, muitos cidadãos venezuelanos migraram para outros países. Contudo, o grande fluxo de imigrantes e refugiados fizeram com que o governo Brasileiro criasse um processo de interiorização.


Objetivos
A pesquisa teve como objetivo analisar a determinação social da rede de cuidados de uma família de imigrantes venezuelanos, em um município do centro-oeste Mineiro, no ano de 2019/2020

Metodologia
A estratégia metodológica utilizada foi a cartográfica, que ocorreu mediante o acompanhamento da família e sua rede social, esses foram entrevistados por meio de roteiros semiestruturados, construídos com base no referencial teórico da determinação social. Buscou-se assim, discutir o processo de imigração da família, seu percurso e integração social, preocupando-se com o processo de saúde-doença.

Resultados
Como resultado foi perceptível que a forma como ocorre a recepção e integração social pode ser considerada fator decisivo para um bom funcionamento social dos imigrantes, sendo que no caso da família cartografada, o auxílio de uma instituição religiosa facilitou todos os percursos dos imigrantes, mas que a longo prazo pode tornar esses indivíduos dependentes dessa instituição, minimizando sua rede de socioassistêncial. Além da instituição igreja, a comunidade se organizou para auxiliar a família recém chegada, principalmente por meio do esporte, ao se dar a oportunidade para os integrantes da família.

Conclusões/Considerações
O papel do Estado como promovedor de estratégias e fluxos não aparece com grande relevância, sendo fragmentada e ambivalente, sugerindo relações de poder e interesse com outros atores políticos e sociais, demonstrando o avanço de políticas neoliberais que dificultam o cumprimento da legislação. Os grandes empecilhos para a real inserção dos imigrantes é a morosidade assistencial do Estado e a necessidade de fortalecer sua rede social.