Sessão Assíncrona


SA13.1 - POPULAÇÃO LGBTQIA+: INTERSECCIONALIDADE, DIREITOS HUMANOS E CUIDADO EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)

43220 - SAÚDE DA POPULAÇÃO LGBTQIA+: A DUPLA EXPERTISE DA EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES LGBT+ NA PRODUÇÃO DO CUIDADO EM SAÚDE DESTE GRUPO.
DEBORAH CAVALCANTI COELHO - IESC/UFRJ, LARA VITÓRIA LARA DA SILVA D‘ALMEIDA - IESC/UFRJ


Período de Realização
As atividades descritas neste relato foram desenvolvidas de agosto de 2020 a junho de 2022.

Objeto da experiência
Discussão, reflexão e aprendizado sobre a promoção, prevenção e produção do cuidado em saúde para pessoas LGBTQIAP+.

Objetivos
Discorrer sobre as experiências vividas por graduandas de Saúde Coletiva no Projeto de Extensão em Saúde da População LGBTQIA+ da Universidade Federal do Rio de Janeiro, explicitando o impacto dessas vivências para a formação dos cursos de saúde e enquanto pessoas LGBT+.

Metodologia
Este relato traz a vivência de graduandas de Saúde Coletiva no Projeto de Extensão em Saúde da População LGBTQIA+ da UFRJ, propondo a reflexão da importância dessa experiência para a formação em Saúde Coletiva. As ações do grupo ocorreram de forma síncrona, onde nos encontros discutiam-se a dupla expertise dos participantes, leituras sobre pontos determinantes para a saúde de pessoas LGBT+ e a condução e participação das atividades externas oferecidas pelo grupo.

Resultados
A partir da participação no projeto, as alunas se colocaram como protagonistas da própria história à luz da experiência vivida enquanto pessoas LGBT e futuras sanitaristas. Além disso, exploraram a importância de falar sobre saúde da população LGBT+ na formação e dos impactos da sinergia de vulnerabilidades nos determinantes sociais em saúde que se ligam ao processo saúde-doença desses usuários, o que é imprescindível de discutir para construir um SUS equânime, integral e universal.

Análise Crítica
O Projeto de Extensão mobiliza oportunidades de produzir conhecimento e cuidado para um grupo ao qual os próprios extensionistas fazem parte, além de alimentar afetos potentes ao se propor discutir o cuidado de uma população marginalizada, excluída e violentada, acolhendo também os participantes e os colocando como protagonistas. Entretanto, a saúde LGBT+ ainda é um assunto posposto no campo da saúde, o que gera barreiras e dificulta o acesso dessas pessoas ao cuidado em saúde.

Conclusões e/ou Recomendações
Usualmente o aprendizado em saúde segue paradigmas biomédicos, focando as práticas curativistas. Dessa forma, a prevenção, promoção e cuidado em saúde da população LGBTQIA+ passam a ser ignorados durante a formação em saúde, produzindo barreiras e desigualdades. Nesse sentido, o Projeto de Extensão em Saúde LGBT+ busca tensionar esse paradigma, ao promover um espaço para a produção de conhecimento entre pessoas LGBT sobre o seu próprio cuidado.