Sessão Assíncrona


SA13.1 - POPULAÇÃO LGBTQIA+: INTERSECCIONALIDADE, DIREITOS HUMANOS E CUIDADO EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)

42370 - SUPORTE PSICOSSOCIAL EM SERVIÇO DE PREVENÇÃO COMBINADA AO HIV E OUTRAS INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
CAFFA ABREU CABUS - UFBA, PRISCILLA CAIRES - UFBA, LAIO MAGNO SANTOS DE SOUZA - UFBA/UNEB, MARIA INÊS COSTA DOURADO - UFBA


Período de Realização
Relato referente a experiência realizada entre janeiro de 2021 a maio de 2022.

Objeto da experiência
Experiência de atenção psicossocial à adolescentes em serviço de prevenção combinada ao HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST).

Objetivos
Descrever a experiência de atenção psicossocial à adolescentes homens que fazem sexo com homens (aHSH), travesti e meninas trans (aTrMT) em um serviço de profilaxia pré-exposição ao HIV (PrEP) e outras medidas de prevenção combinada.

Metodologia
O Projeto PrEP1519 é um estudo de coorte que oferta profilaxia pré-exposição ao HIV (PrEP) para aHSH e aTrMT, sexualmente ativos, com idade de 15 a 19 anos, vivendo nas cidades de Salvador, Belo Horizonte ou São Paulo. Esse relato é referente a experiência de acompanhamento psicossocial realizado pela equipe interprofissional do serviço em Salvador-BA. O acolhimento ocorre através da escuta qualificada, identificação de demandas e o encaminhamento para rede de atenção psicossocial.

Resultados
As demandas psicossociais apresentadas pelos adolescentes acompanhados no PrEP1519 em Salvador são diversas, dentre elas estão o apoio psicológico, o encaminhamento para avaliação psiquiátrica, psicoterapia, suporte jurídico, retificação do nome, acesso à renda, trabalho e moradia. A articulação com serviços da rede psicossocial e socioassistencial é fundamental para garantir encaminhamentos qualificados e resolutivos e para garantia dos diversos direitos de cidadania.

Análise Crítica
A escuta qualificada e o vínculo são fundamentais no serviço. Nesse sentido, o diálogo com o participante é necessário para escuta das demandas, acompanhamento e encaminhamento. Apresenta-se como desafio a articulação com a rede de atenção psicossocial, há uma dificuldade expressiva em conseguir vagas nos serviços para psicoterapia, psiquiatria e abrigos. Desse modo, é fundamental uma articulação estreita entre o sujeito, os profissionais do serviço e a rede de atenção à saúde psicossocial.

Conclusões e/ou Recomendações
No PrEP1519, o acolhimento e encaminhamento para rede de atenção psicossocial favorece o acesso à saúde e é fundamental para promover uma atenção ampliada. Essas ações fortalecem as estratégias de cuidado com a saúde dos adolescentes, o acompanhamento e vínculo com o serviço.