Sessão Assíncrona


SA13.1 - POPULAÇÃO LGBTQIA+: INTERSECCIONALIDADE, DIREITOS HUMANOS E CUIDADO EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)

42271 - PSE - DINÂMICA DE QUIZ PARA ABORDAR INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS E GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA COM ADOLESCENTES DA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO.
KELLY ALESSANDRA SEGABINAZZI - FIOCRUZ, LAURA DE ARAUJO COUTO - FIOCRUZ, LUCIANA GOMES COTRIM - FIOCRUZ, LUZIENE SIMOES BENCHIMOL - FIOCRUZ, MARIA VICTORIA DA SILVA BASTOS - FIOCRUZ, SUZANE CHAGAS MESQUITA - FIOCRUZ


Período de Realização
Atividade realizada no mês de maio de 2022.


Objeto da experiência
Adolescentes de uma escola estadual situada na zona norte do Rio de Janeiro.

Objetivos
Promover aprendizado sobre infecções sexualmente transmissíveis, seus meios de prevenção e sobre a gravidez na adolescência no Programa Saúde na Escola, de forma dinâmica, interativa e coletiva. Estabelecer vínculo da equipe multiprofissional com as turmas, contribuindo com novas práticas no PSE.


Metodologia
A equipe multiprofissional e a técnica de saúde bucal realizaram um quiz com turmas de adolescentes, dividindo-as em dois grupos e distribuindo placas de ‘verdadeiro ou falso’. As respostas corretas geraram pontuações que permitiram que houvesse um grupo vencedor. O quiz abordou questões como métodos contraceptivos, HIV, sífilis, gravidez na adolescência, ciclo menstrual e outras. Posterior a isso, foi disponibilizada a oportunidade para os alunos fazerem perguntas e sugestões sobre a temática.


Resultados
Uma das ferramentas importantes para o PSE é a comunicação, facilitando a compreensão dos estudantes e adequando a temática de acordo com as necessidades e interesses do público alvo. Na ação realizada, o uso do quiz foi uma estratégia eficaz para despertar o interesse, facilitar a aproximação dos alunos com a equipe multiprofissional e favorecer o aprendizado dessa temática tão relevante para os adolescentes do território em questão, cumprindo com o proposto para o programa saúde na escola.

Análise Crítica
Os alunos de uma turma do nono ano, que participaram da intervenção, mostraram-se interessados pelos assuntos abordados, evidenciando interesse pela prevenção de ISTs e gravidez. Ao mesmo tempo, tal comportamento aponta também para o início da vida sexual cada vez mais precoce. Também percebeu-se maior quantidade de questionamentos relacionados à gravidez e métodos contraceptivos, indicando maior preocupação e abertura ao diálogo, em detrimento de um interesse reduzido sobre IST.


Conclusões e/ou Recomendações
Como a gravidez na adolescência é frequente e existe uma alta prevalência de IST no território, observa-se a necessidade da ampliação e continuidade das ações. A participação do gênero feminino foi predominante em ambos os assuntos, demonstrando certa omissão do gênero masculino. Assim, a importância do PSE nas escolas é contribuir para a formação integral desses alunos levando em consideração o contexto de vida que estes estão inseridos.