SA13.1 - POPULAÇÃO LGBTQIA+: INTERSECCIONALIDADE, DIREITOS HUMANOS E CUIDADO EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)
|
40221 - GRUPOS FOCAIS ONLINE COMO FERRAMENTA PARA COMPREENSÃO DA EXPERIÊNCIA SOCIAL DA POPULAÇÃO LGBTI+ JOÃO BATISTA DE OLIVEIRA JUNIOR - UFSC, DALVAN ANTONIO DE CAMPOS - UFSC, MATHEUS DE ABREU - UFSC, MÔNICA MACHADO CUNHA E MELLO - UFSC, MURILO KAZUO IWASSAKE - UFSC, STEPHANY YOLANDA RIL - UFSC, VINÍCIUS ANDRÉ BOFF - UFSC, CHRISTINE SODRÉ FORTES - UFSC, VIRGÍNIA DE MENEZES PORTES - UFSC, RODRIGO OTÁVIO MORETTI-PIRES - UFSC
Apresentação/Introdução Trata-se de um estudo envolvendo populações em situação de vulnerabilidade sendo são fundamentais no desenvolvimento de estratégias para o combate das injustiças e desigualdades sociais. Os Grupos focais online se mostram como ferramenta importante na compreensão da experiência da população LGBTI+.
Objetivos Analisar o uso de grupos focais online (GFO) em estudos envolvendo a população LGBTI+.
Metodologia Realizou-se uma Revisão de Escopo a partir da pergunta: “Como, quando e por quê usar GF online em estudos envolvendo a população LGBTI+? As buscas foram realizadas no período de setembro a novembro de 2021 em 8 bases de dados a partir de uma combinação de palavras-chave e descritores como estratégia de busca. As etapas da elaboração do estudo foram realizadas por dois membros da equipe de pesquisa de maneira independente. Através de uma planilha de Excel foram coletados os dados bibliométricos dos artigos. A análise se deu através de um mapeamento, identificando vínculos e pontos centrais que foram agrupados em núcleos temáticos.
Resultados Obteve-se um total de 66 artigos, dos quais, 31 foram incluídos para construção da revisão. A revisão demonstrou que a utilização dos Grupos Focais no formato online é uma técnica potente para levantamento de dados envolvendo a população LGBTI+ a partir de um olhar interseccional. Os principais benefícios apontados foram: participação de pessoas de diferentes localidades, rompendo as barreiras geográficas; estudos envolvendo grupos populacionais específicos (minorias historicamente invisibilizadas);garantia do anonimato, fundamental em estudos com populações invisibilizadas . O acesso a internet e aparatos tecnológicos se mostrou como a principal limitação dos grupos focais online.
Conclusões/Considerações Os grupos focais online são ferramentas interessantes para pesquisas que envolvem a população LGBTI+, sobretudo, quando se trata dos grupos mais vulnerados e invisibilizados que outras técnicas têm maior dificuldade de atingir. As pesquisas mediadas pela tecnologia estão em amplo crescimento e este trabalho teve o intuito de colaborar nesta direção.
|