Sessão Assíncrona


SA13.1 - POPULAÇÃO LGBTQIA+: INTERSECCIONALIDADE, DIREITOS HUMANOS E CUIDADO EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)

40188 - MONITORAMENTO DA REDE DE SERVIÇOS DO PROCESSO TRANSEXUALIZADOR EM GOIÁS
BIANCA LOPES ROSA - UFG, LUCILENE SANTANA FERNANDES DE PAULA - UFG, FERNANDA RAMOS PARREIRA - UFG, MARTA ROVERY DE SOUZA - UFG


Período de Realização
A intervenção foi realizada no período de janeiro de 2021 a fevereiro de 2022.

Objeto da experiência
Serviços de saúde especializados no processo de afirmação de gênero em Goiás.

Objetivos
Descrever a implementação e monitoramento da Rede especializada no Processo Transexualizador realizada junto aos serviços habilitados no estado de Goiás.

Metodologia
Pesquisa descritiva do tipo relato de experiência por meio do monitoramento de serviços especializados no Processo Transexualizador, iniciado para acompanhar a aplicação dos recursos referentes ao custeio da unidade de referência hospitalar da rede própria, e o cofinanciamento estadual para custeio de serviço descentralizado e regionalizado. Monitoramento viabilizado por 3 visitas semestrais nos serviços in loco, 5 relatórios de produção trimestrais de cada serviço, análise estatística simples.

Resultados
A partir do início do monitoramento, mesmo considerando os impactos da pandemia da Covid-19 na Rede de Atenção à Saúde, foi possível quantificar o acesso de usuários acompanhados nesses serviços em 2021 (janeiro a dezembro) e 2022 (janeiro e fevereiro), município de residência dos usuários; o quantitativo de prontuários ativos e a produção ambulatorial e hospitalar ofertados a essa população nos respectivos períodos.

Análise Crítica
A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás inseriu no Plano Estadual de Saúde 2020-2023 o cofinanciamento de serviços ambulatoriais especializados no Processo Transexualizador em seguida pactuou na CIB-GO. A implementação do monitoramento faz-se necessária para acompanhar a aplicação dos recursos, avaliação e melhoria da qualidade dos serviços ofertados, bem como contribuir com a ampliação do acesso e promoção da equidade em saúde deste recorte populacional, no âmbito do SUS no estado de Goiás.

Conclusões e/ou Recomendações
O estudo demonstra que a população trans tem acessado os serviços habilitados para o processo Transexualizador em Goiás. O monitoramento demonstrou ser importante estratégia de manutenção da política e de avaliação contínua desses serviços. Observa-se a necessidade de estudos mais robustos que corroborem com o aprimoramento do monitoramento, da produtividade desses serviços, bem como a implantação de novos serviços regionalizados no estado.