Sessão Assíncrona


SA13.1 - POPULAÇÃO LGBTQIA+: INTERSECCIONALIDADE, DIREITOS HUMANOS E CUIDADO EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)

38579 - O OLHAR DE UM GERENTE POC ATRAVÉS DA INTERSECCIONALIDADE NO CENTRO DE TESTAGEM E ACONSELHAMENTO, A SUBJETIVAÇÃO DO ATENDIMENTO ATRAVÉS DO PROJETO A HORA É AGORA.
MARCO AURÉLIO DE ALMEIDA SOARES - UCDB/SESAU/FIOTEC


Período de Realização
Experiência realizado em 2015 a 2017 e nos últimos dois anos.

Objeto da experiência
Rotina do Centro de Testagem e Aconselhamento , em Campo Grande MS, passagem pela gerencia entre 2015 a 2017, uma comparação com a retomada a gerencia em 2021.

Objetivos
Reflexões no olhar de um gerente que tem além e ser um servidor concursado é do movimento LGBT e do movimento Ong’s Aids do município de Campo Grande MS, uma versão de um CTA raiz e agora com a inclusão do Projeto A hora é Agora.


Metodologia
A interseccionalidade encontrada no CTA, a diversidade de identidades de gênero e diferentes orientações sexuais, fomentar pontos de reflexão diante das mudanças encontradas pela passagem na gestão, um gerente não binário conhecendo os usuários, possibilitando fazer uma análise do atendimento do CTA raiz com o CTA em parceria com o Projeto A hora é Agora, respeitando o lugar de fala de quem frequenta a unidade, em busca do atendimento.

Resultados
Através das conversas realizadas e observações conseguimos perceber que a chegada do projeto A Hora é Agora no serviço, proporcionou uma criação de vínculo entre linkador e usuário, mudando o olhar dos PVHIV, pacientes de PrEP e PeP. Respeitando a identidade de gênero e orientação sexual, buscando se capacitar diante da rotina do dia adia, a importância do diagnóstico e o tratamento imediato, com a consulta médica pelo infectologista, realização de exames, carga viral, CD4 e o de recência


Análise Crítica
Posso afirmar que o Projeto A Hora é Agora é um grande parceiro da unidade, através da reforma estrutural oportunizando um ambiente agradável, capacitando a equipe dos protocolos de PrEP e PeP, os linkadores que consegue compreender o paciente através do seu local de fala. O relato dos pacientes falando do acolhimento, indica que o projeto A Hora é Agora está no caminho certo, porém nos causa preocupação em relação ao manejo clinico desta paciente para Atenção Primária.

Conclusões e/ou Recomendações
O Projeto A Hora é Agora é um grande parceiro da unidade, através da reforma estrutural oportunizando um ambiente agradável, capacitando a equipe dos protocolos de PrEP e PeP, os linkadores que consegue compreender o paciente através do seu local de fala. O relato dos pacientes falando do acolhimento, indica que o projeto A Hora é Agora está no caminho certo, porém nos causa preocupação em relação ao manejo clinico desta paciente para Atenção Primária.