42053 - ESTRATÉGIAS DE CRIAÇÃO DE DEMANDA E RECRUTAMENTO DE JOVENS HOMENS QUE FAZEM SEXO COM HOMENS E MULHERES TRANS PARA O USO DA PROFILAXIA PRÉ-EXPOSIÇÃO: REVISÃO SISTEMÁTICA GABRIEL MARINHO BAHIA MONTEIRO - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (DEDC/UNEB), SALVADOR, BAHIA, BRASIL, IZABEL CRISTINA NEVES RAMOS - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA VIDA, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (DCV/UNEB), SALVADOR, BA, NATHALIA GUIMARÃES - INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (ISC/UFBA), SALVADOR, BA, LAIO MAGNO - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA VIDA, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (DCV/UNEB), SALVADOR, BA, THAIS ARANHA-ROSSI - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA VIDA, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (DCV/UNEB), SALVADOR, BA, INÊS DOURADO - INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (ISC/UFBA), SALVADOR, BA, MARCOS PEREIRA - INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (ISC/UFBA), SALVADOR, BA
Apresentação/Introdução Em muitos países, jovens homens que fazem sexo com homens (HSH) e mulheres trans (MT) são considerados populações-chave para a epidemia e público-alvo da PrEP. Entretanto, ainda persistem dificuldades na mobilização e recrutamento destas populações para os serviços de prevenção.
Objetivos O objetivo desta revisão foi sintetizar as evidências científicas sobre estratégias de criação de demandas para mobilização e o recrutamento de jovens HSH e MT para o uso da PrEP.
Metodologia Revisão realizada através de busca sistemática nas bases de dados: PubMed; Embase; Web of Science; Cochrane Library e LILACS até 21 de março de 2022. O registro está no PROSPERO [#CRD42022323220]. Três pesquisadores realizaram a elegibilidade com o uso do Rayyan. Os resultados foram organizados em tabela com as variáveis: referência (autor, ano); público-alvo; estratégia de recrutamento; número de indivíduos que foram ao serviço de saúde e iniciaram a PrEP (inscritos em PrEP). As estratégias foram classificadas em convencionais, de acordo com o tipo de amostra (conveniência, aleatória, etc), e não convencionais (aplicativos de relacionamento, educadores de par, etc).
Resultados Dos 1128 estudos, 13 foram elegíveis. As estratégias convencionais foram empregadas em 61.5% dos estudos. Dentre as estratégias não convencionais: redes sociais e aplicativos de relacionamento (33.3%), mensagens de texto para celular e ligações (50%), educadores de par (33.3%). As estratégias não convencionais e convencionais obtiveram uma média de novos inscritos em PrEP de 37 e 51,6%, respectivamente. As estratégias não convencional e convencional com maiores eficácias foram a de educadores de par (59,5%) e estratificada (87,5%). Em contraste, menores eficácias foram observadas por mensagens de texto + ligações por celular (27,4%) e conveniência (47,6%).
Conclusões/Considerações O recrutamento convencional por amostras obteve maiores taxas de inscritos. Contudo, a variação grande de inscritos entre os estudos aponta para a importância de que novas estratégias continuem sendo formuladas, a fim de reduzir cada vez mais as barreiras para o acesso à PrEP, a partir da compreensão das demandas dessas populações chave, e assim gerar maior engajamento no combate à epidemia do HIV.
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