23/11/2022 - 13:10 - 14:40 CC13.9 - SAÚDE, VIOLÊNCIA E PRIVAÇÃO DA LIBERDADE |
43369 - ESTRATÉGIAS INTERSETORIAIS DE INTERVENÇÃO NA VIOLÊNCIA POR PARCEIRO ÍNTIMO: ABORDAGEM INTEGRADA DE PESQUISA-AÇÃO PARTICIPATIVA NA CASA DA MULHER BRASILEIRA DE CURITIBA MARCOS CLAUDIO SIGNORELLI - UFPR, ROZELI MARIA MATEUS VICELLI - UFPR, RITA ESTELA SALINO - UTFPR, VERA LUCIA COSTA DA SILVA - UFPR, JAINY DA COSTA ROSA - UFPR, MARYANA ARANTES - UFPR, SANDRA MARQUES PRADO - CASA DA MULHER BRASILEIRA DE CURITIBA, TAYSA SCHIOCCHET - UFPR, LETICIA MARA PERES - UFPR, DABNEY P. EVANS - EMORY UNIVERSITY
Apresentação/Introdução A violência por parceiro íntimo (VPI) é um dos tipos mais comuns de violência contra mulheres e dada sua complexidade, requer estratégias intersetoriais de intervenção. A Casa da Mulher Brasileira (CMB) é um equipamento intersetorial privilegiado para pesquisas na área, pois dispõe de equipes interdisciplinares que trabalham 24 horas por dia no cuidado às mulheres em situação de VPI.
Objetivos Descrever e analisar criticamente uma proposta integrada, interdisciplinar e intersetorial de pesquisa-ação participativa (PAP) focada em três eixos de intervenção no campo da VPI contra mulheres e que vem sendo desenvolvida junto à CMB.
Metodologia A PAP é desenvolvida na CMB de Curitiba, desde janeiro/2018, em colaboração entre pesquisadores(as), profissionais e usuárias da CMB. Inclui os três eixos: 1) análise das potencialidades e desafios da CMB enquanto ponto da rede para apoio às mulheres experienciando VPI; 2) tradução e adaptação transcultural de instrumentos de identificação de VPI e avaliação do risco de feminicídio; 2) desenvolvimento de um aplicativo para apoio à tomada de decisão e planejamento de segurança de mulheres em situação de VPI. Cada eixo combina métodos específicos, incluindo: observação participante, entrevistas semi-estruturadas, entrevistas cognitivas, grupos focais; analisados por triangulação.
Resultados Cada eixo destaca como resultados: 1) a importância de múltiplos serviços interdisciplinares de cuidado à VPI reunidos num só local (apoio psicossocial e jurídico, segurança pública, abrigo temporário) e descontinuidade do cuidado, são respectivamente, as principais potencialidade e desafio da CMB; 2) as versões em português brasileiro da Composite Abuse Scale (CAS-Brasil) e Danger Assessment (DA-Brasil) foram concluídas, publicadas em periódicos e disponibilizadas para utilização junto à CMB; 3) um protótipo do app “EU-DECIDO” foi desenvolvido a partir de análise de viabilidade e está sendo testado pelas usuárias da CMB, visando adaptá-lo às necessidades das mulheres brasileiras.
Conclusões/Considerações A PAP vem demonstrando ser de muita potência para implementação de estratégias preventivas e interventivas em VPI na CMB. Pesquisar com atores sociais envolvidos(as), colaborativamente, permite a definição das prioridades de pesquisa e ações, congregando as perspectivas da academia, gestão, profissionais e mulheres sobreviventes. Nas próximas etapas pretendemos testar o EU-DECIDO por meio de um ensaio clínico randomizado na CMB.
|