Comunicação Coordenada

22/11/2022 - 13:10 - 14:40
CC13.7 - POPULAÇÃO VULNERABILIZADA E INIQUIDADES EM SAÚDE

40633 - PROMOÇÃO E PREVENÇÃO DA SAÚDE MENTAL DE ESTUDANTES NEGROS: LIÇÕES APRENDIDAS COM O SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA PSICOSSOCIAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
CARLOS VINICIUS GOMES MELO - USP, CÁSSIA VIRGÍNIA BASTOS MACIEL - UFBA, ALESSANDRO DE OLIVEIRA DOS SANTOS - USP


Período de Realização
De novembro de 2017 a junho de 2022

Objeto da experiência
Plantão de Acolhimento Psicológico - PsiU, vinculado à Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil da UFBA (PROAE).

Objetivos
Sistematização dos procedimentos e lições aprendidas do serviço de assistência psicossocial para estudantes da UFBA, focalizando as suas ações de prevenção de promoção da saúde mental e de bem-estar da vida universitária de estudantes negros.

Metodologia
As ações do PsiU foram sistematizadas por meio da consulta a documentos da UFBA (portarias e regimentos) e materiais produzidos para divulgação do serviço junto à comunidade acadêmica. Além disso, foram realizadas reuniões e entrevistas com profissionais e gestores abordando aspectos como perfil da população atendida e suas principais queixas e demandas, processos de trabalho da equipe técnica e formas de interação do serviço com os equipamentos de saúde mental do Sistema Único de Saúde.

Resultados
O PsiU deriva de um projeto extensão e sua procura tem sido crescente devido a importância que tem adquirido. A equipe é formada por 30 psicólogos que realizam atendimento emergencial, acolhimento psicológico e psicoterapia breve, migrando para as modalidades online, em 2020, devido à pandemia do Covid-19. Em 2021, foram acolhidos 1200 estudantes, majoritariamente cotistas e mulheres, tendo as principais demandas associadas à solidão, insegurança, depressão, ansiedade e ideação suicida.

Análise Crítica
A despeito da relevância do Psiu no cenário nacional ao que se refere ao serviço de saúde mental para estudantes, cabe ao serviço aprimorar e ampliar algumas das suas ações, como exemplo, o letramento étnico-racial em saúde, bem como os processos de encaminhamentos e de referência e contrarreferência com a rede de saúde em torno da comunidade acadêmica da UFBA.



Conclusões e/ou Recomendações
Destaca-se a importância do PsiU como um serviço de assistência psicossocial no atendimento de estudantes (em especial, dos beneficiados pelas ações afirmativas), o que pode subsidia políticas institucionais e nacionais de avaliação e monitoramento de prevenção e promoção da saúde mental e bem-estar da vida acadêmica.