Comunicação Coordenada

22/11/2022 - 13:10 - 14:40
CC13.5 - FEMINISMO, GÊNERO E SAÚDE COLETIVA

42385 - INOVAÇÕES NO ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA DE GÊNERO NA PANDEMIA COM FOCO NOS AUTORES DE AGRESSÃO
LUCIANA NOGUEIRA MARTINS DE MEDEIROS - CGEUS/DSSA/ENSP-FIOCRUZ, MARIA LUCIA FREITAS DOS SANTOS - EEAN, UFRJ E CEBES, SÔNIA MARIA GOMES DE CARVALHO - PALÁCIO ITABORAÍ, FIOCRUZ


Apresentação/Introdução
Observa-se o crescimento de registro de violência de gênero no Brasil.A pandemia da Covid-19 trouxe, para o cenário nacional e internacional, a temática dos determinantes sociais da saúde e das desigualdades sociais e seu impacto na saúde da população e nas possibilidades de proteção e recuperação. A violência doméstica é um tema que vem sendo a cada dia mais abordado como uma questão de saúde.

Objetivos
Apresentar a proposta de criação de um núcleo na justiça restaurativa-Forúm regional de Itaipava- para atendimento de familiares e autores de agressão no intuito de ter uma abordagem psicossocial das questões sociais relativas à violência doméstica e familiar.

Metodologia
Utilizando a metodologia do DRP na identificação dos elementos elucidativos da posição do autor de agressão no processo de violência de gênero, foi selecionado o Fórum regional de Itaipava/ Petrópolis para o estudo. O grupo participante da intervenção foram os homens autores de agressão que já passaram pelos grupos reflexivos. Foi oferecer aprendizado sobre a violência de gênero, visando sua transformação em multiplicador da cultura da paz, através do Núcleo de Atendimento à Família e aos Autores de Violência Doméstica (NAFAVDs) que oferecem acompanhamento psicossocial às pessoas envolvidas, tanto as vítimas quanto os autores de agressão.

Resultados
Há exemplo de núcleos já existentes no Brasil (Nafavds- SM/ DF), que atendem famílias em situação de violência doméstica, inclusive homens acusados de agressão a mulheres, preconizado pela ONU e previsto na Lei Maria da Penha. O presente trabalho apresenta articulação com o fórum regional de Itaipava/Petrópolis no intuito de criação do Núcleo de atendimento à Família e aos Autores de Violência Doméstica (NAFAVDs), proposta incorporada pelo magistrado de referência com objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade dos atendimentos, da gestão e amplicar a importância da saúde em todas as políticas.

Conclusões/Considerações
As Inovações no enfrentamento à violência com o foco nos autores de agressão apontam um caminho promissor na redução das desigualdades de gênero e aprimoramento nas relações interpessoais. Além da consequente redução das penalizações, marginalização e processos evitáveis, através da justiça restaurativa e de uma abordagem em Saúde coletiva.