SA12.10 - INFORMAÇÃO E ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)
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44754 - COALIZÕES DE PESSOAS ATINGIDAS PELA HANSENÍASE E AS ESTRATÉGIAS PARA A TRANSLAÇÃO DO CONHECIMENTO EM MEIO À PANDEMIA DE COVID-19 FERNANDA GUEDES - MOVIMENTO DE REINTEGRAÇÃO DAS PESSOAS ATINGIDAS PELA HANSENÍASE, NANDA DUARTE - MOVIMENTO DE REINTEGRAÇÃO DAS PESSOAS ATINGIDAS PELA HANSENÍASE, PAULA SOARES BRANDÃO - ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA SERGIO AROUCA/FIOCRUZ, UERJ E MOVIMENTO DE REINTEGRAÇÃO DAS PESSOAS ATINGIDAS PELA HANSENÍASE
Apresentação/Introdução Coalizões de pessoas atingidas pela hanseníase tornaram-se estratégicas para capacitação, defesa de causa e mediação frente à discriminação relacionada à doença. A translação do conhecimento, através de estratégias de informação, educação e comunicação, pode contribuir para enfrentar o problema, sobretudo em contexto associado a outros desafios sócio-sanitários, como a pandemia de Covid-19.
Objetivos O estudo tem como objetivo avaliar as estratégias de informação, educação e comunicação (IEC) para translação do conhecimento (TC), implementadas por coalizão de pessoas atingidas pela hanseníase (PAH) durante a pandemia de Covid-19.
Metodologia O trabalho é parte de pesquisa de doutorado (ENSP-FIOCRUZ) e utiliza estudo de caso para análise das estratégias de TC adotadas pelo Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan) durante a pandemia de covid-19. As mídias sociais; o EAD, o Jornal e os Cadernos do Morhan; uma oficina internacional, as lives e materiais gráficos foram as unidades analisadas, além de 11 entrevistas semiestruturadas com informantes-chave e questionários autoaplicáveis para coalizões. As estratégias foram analisadas segundo critérios específicos e organizados por meio de matriz para julgamento, divididos em três dimensões: qualidade técnico-científica, adequação e conformidade.
Resultados Analisou-se as edições 61ª a 65ª do Jornal e dois Cadernos do Morhan, lives do “Morhan na Quarentena” e “Morhan (Ao) Vivo”, os relatórios sobre a oficina internacional, a terceira e quarta fase do EAD do Morhan, materiais gráficos dos projetos junto a SHF, e as 11 entrevistas. A produção e implementação das estratégias de TC envolveu adaptação à pandemia, com transformação do conteúdo e tradução de saberes para enfrentamento à crise. A avaliação considerou implementadas as estratégias de IEC, recomendando a continuidade da TC para outras coalizões. Destacam-se a assessoria técnica, informações baseadas em evidências, respeito a experiências e conhecimento comunitários e engajamento.
Conclusões/Considerações As atividades de IEC analisadas evidenciam a importância de estratégias de multiplicação de técnicas para que a translação do conhecimento se viabilize e se mantenha como processo contínuo na coalizão. Para além de "responder à crise", apontam para um exercício permanente e conjunto de intervenção sobre as relações de aprendizado, organização e construção de participação da comunidade.
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