Sessão Assíncrona


SA12.10 - INFORMAÇÃO E ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)

42268 - AVALIAÇÃO QUALITATIVA DE VÍDEO: LETRAMENTO EM SAÚDE BUCAL - DIABETES
MARIA BARROS LIMA MARTINS - UFMG, ANDRÉA MARIA ELEUTÉRIO DE BARROS LIMA MARTINS - UNIMONTES, THAISA SOARES CRESPO - UNIMONTES, ALINE SOARES FIGUEIREDO SANTOS - UNIMONTES, PAULA KAROLINE SOARES FARIAS - UNIMONTES, FABIOLA BELKISS SANTOS DE OLIVEIRA - UNIMONTES, MARINILZA SOARES MOTA SALES - UNIMONTES, TATIANE PALMEIRA ELEUTÉRIO - UNIMONTES, CLAUDIA DE ANDRADE SOUTO - UNIMONTES, EFIGÊNIA FERREIRA E FERREIRA - UFMG


Apresentação/Introdução
O diabetes demanda estratégias educativas visando majorar o Letramento em Saúde. Baixos níveis de letramento comprometem a prevenção do diabetes e adesão ao seu tratamento. Materiais educativos, por favorecerem o letramento, são recomendados nesse contexto. O Grupo de Pesquisa e Extensão Vigilância e Letramento em Saúde sobre saúde bucal entre pessoas com diabetes desenvolveu um vídeo educativo.

Objetivos
Avaliar, na perspectiva de pessoas usuárias do SUS que vivem com o diabetes, um vídeo educativo que apresenta o tema saúde bucal entre pessoas que vivem com o diabetes.

Metodologia
Estudo qualitativo de validação de conteúdo. À época, o termo cadastrado no DECS era alfabetização em saúde e, portanto, foi considerado no vídeo, que tem duração de 7:34 minutos e está disponível no endereço eletrônico https://www.youtube.com/watch?v=FDRsukPofBk. Avaliaram-se as condições socioeconômicas e demográficas, bem como condições relacionadas ao diabetes (Tipo de diabetes? Há quanto tempo foi diagnosticado?). As questões norteadoras versaram sobre: facilidade de compreensão; aprendizagem; informações consideradas mais importantes e que chamaram a atenção; avaliação e sugestões para melhoria do vídeo. Os princípios éticos propostos na resolução 510 foram considerados.

Resultados
Participaram 4 mulheres e 4 homens; da zona urbana; com idades e escolaridade de 18-61 e 5-17 anos, respectivamente; sendo 2 pedreiros, 1 professora, 3 caixas e 2 estudantes; 3 com diabetes tipo I, 5 com tipo II e diagnóstico entre 1 e 17 anos. Houve compreensão, enfatizou-se a importância das imagens para a apreensão. Relatou-se aprendizagem quanto ao maior risco de doenças bucais entre pessoas com diabetes, quanto aos cuidados com a higiene e prevenção. Considerou-se importante ir sempre ao dentista e escovar a língua. Chamaram a atenção as associações do diabetes com a xerostomia, a gengivite e a perda dental. Quanto à necessidade de melhorias só 1 sugeriu redução do tempo de vídeo.

Conclusões/Considerações
A avaliação positiva do vídeo foi unânime. Ele foi aprovado quanto ao conteúdo, narração e aparência. A sua utilização por profissionais e pessoas com interesse sobre o tema é recomendada tendo em vista a qualidade de vida de pessoas com diabetes.