SA12.10 - INFORMAÇÃO E ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)
|
42261 - ACONSELHAMENTO: A BASE PARA O ATENDIMENTO ONLINE DO GRUPO MULHERES APOIANDO MULHERES NA AMAMENTAÇÃO - GRUPO MAMA SILVIA CRISTINA FARIAS - UERJ, MIRIAN TORRES CORDEIRO - GRUPO TÉCNICO INTERINSTITUCIONAL DE INCENTIVO AO AM PELA PASTORAL DA CRIANÇA, FLÁVIA BESSA DA SILVA - GTIAM/SES RJ E AMAMENTARE - REDE DE APOIO À AMAMENTAÇÃO, ELDA LIMA TAVARES - UERJ, ROBERTA BRAGA PASINI LUCCHETTI - UFF, ELISA DA CONCEIÇÃO RODRIGUES - UFRJ, JORGINETE DE JESUS DAMIÃO - UERJ, PATRÍCIA LIMA PEREIRA PERES - UERJ, VIVIANE SILVA PACHECO - SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE RJ, ROSANE VALÉRIA VIANA FONSECA RITO - UFF
Período de Realização Os atendimentos online do Grupo MAMA no Instagram e Facebook se iniciaram em 01 de julho de 2020.
Objeto da experiência Aconselhamento virtual e gratuito em amamentação e alimentação complementar saudável.
Objetivos Relatar a experiência de 41 voluntárias (professoras, estudantes e profissionais de saúde do Rio de Janeiro) no apoio online às mães e na formação de profissionais de saúde acerca do aconselhamento em amamentação e alimentação complementar saudável.
Metodologia A abordagem do atendimento constitui-se em habilidades do aconselhamento de “escutar e compreender”; perguntas abertas; empatia; não julgamento e habilidades de desenvolver confiança e dar apoio: aceitando o que a mãe sente; elogiando o que estiver fazendo certo; usando linguagem simples; dando poucas e relevantes sugestões. As consultoras participam dos plantões com as estudantes e profissionais apoiadoras, discutindo cada situação observada e conduta realizada como processo de formação das mesmas.
Resultados Nos atendimentos, muitas mães se mostram inseguras, cansadas, buscando apoio em relação às dúvidas, como ganho de peso do bebê e produção de leite. Há também desabafos em relação à fala de profissionais que trouxeram mais insegurança. A escuta é a principal ferramenta no atendimento, pois somente acolhendo suas preocupações e fortalecendo sua confiança é que a amamentação se torna efetiva.
Análise Crítica A pandemia da COVID-19 promoveu uma apropriação de profissionais de ferramentas digitais, especialmente o contato online. Prestar um atendimento próximo, contínuo e oportuno, inclusive de forma online, exalta a importância do aconselhamento na atenção às mulheres. Enquanto abordagem horizontal e centrada na usuária, busca-se que essa possa utilizar seus próprios recursos para a tomada de decisão informada, nos aspectos que envolvem o aleitamento materno para o bom início da alimentação saudável.
Conclusões e/ou Recomendações O uso das redes sociais para troca de informações e orientações reforça a necessidade de investimento no tipo de abordagem a ser valorizado na relação com gestantes, mães e sua rede de apoio. O acolhimento das dúvidas e dificuldades, o reforço à autoestima e o uso de linguagem criativa e de fácil compreensão favorecem o fortalecimento e confiança das mães para a continuidade da amamentação e oferta da alimentação complementar em tempo oportuno.
|