Sessão Assíncrona


SA12.10 - INFORMAÇÃO E ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)

40724 - COMUNICAÇÃO EM PESQUISA DE CAMPO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA – A TRADUÇÃO DE UMA PROPOSTA DE PESQUISA
MARCOS PAULO ALMEIDA SOUZA - INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, CÍNTIA FIGUEIREDO AMARAL - INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, GEORGE ANDERSON ALVES DOS SANTOS - INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, FERNANDA MACEDO DA SILVA LIMA - INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA., DARCI NEVES SANTOS - INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA


Período de Realização
A linha de base até o 2º Follow-up ocorreram de abril de 2017 até agosto de 2019

Objeto da experiência
Estratégia de comunicação em pesquisa utilizada pelo projeto Desenvolvimento Infantil na Comunidade para alcançar e sensibilizar os atores na APS

Objetivos
Comunicar para profissionais uma concepção de pesquisa a partir da distribuição de sujeitos e dispositivos de saúde, assistência social e educação

Metodologia
Inicialmente foi realizado o levantamento das crianças com SCZ na cidade, bem como os dispositivos de saúde, assistência social e educação de cada território. Posteriormente o conjunto de elementos foi sistematizado por Distrito Sanitário (DS) e por bairros. Então foi construída uma representação gráfica que traduzia a proposta de pesquisa com foco na primeira infância no contexto da APS. O modelo foi atualizado à medida em que mais informações territoriais foram reunidas

Resultados
A compreensão da proposta de pesquisa tornou-se facilitada a partir da representação dos sujeitos e dispositivos no território apresentadas em reuniões de equipe com todos os profissionais – do gestor ao agente comunitário de saúde. O que permitiu a participação, reconhecimento dos sujeitos e engajamento das equipes das unidades de saúde. Atores essenciais numa pesquisa comunitária, por auxiliar no trânsito da equipe de pesquisa naquele território e no vínculo com as famílias pesquisadas

Análise Crítica
A complexidade inerente a grandes projetos de pesquisa em saúde coletiva com diversos eixos de atuação pode dificultar a compreensão da proposta por parte dos profissionais do serviço. O processo de comunicação não é efetivo quando a mensagem transmitida não é captada. A presença de profissionais com distintos níveis de escolaridade e possibilidades de entendimento torna o processo de tradução um desafio, que consiste em reunir conhecimento científico com clareza e simplicidade de apresentação

Conclusões e/ou Recomendações
Recomenda-se que pesquisas atuantes na APS utilizem materiais de fácil entendimento que transmitam com clareza propostas complexas de pesquisa para que sejam utilizados de forma transversal, independentemente do nível de escolaridade e/ou função exercida dos profissionais. Pressuposto imprescindível no atual cenário de transição relacionado ao retorno progressivo de estudantes e pesquisadores in loco para realização de investigações na APS