SA12.10 - INFORMAÇÃO E ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)
|
40457 - CONCEPÇÕES, SABERES E PRÁTICAS RELACIONADOS À CULINÁRIA DOMÉSTICA NO COTIDIANO: RODAS DE DIÁLOGO PARA PRODUÇÃO DE VÍDEOS EDUCATIVOS LUCIANA AZEVEDO MALDONADO - UERJ, SILVIA CRISTINA FARIAS - UERJ, MARIANA FERNANDES BRITO DE OLIVEIRA - UFRJ, JORGINETE DE JESUS DAMIÃO - UERJ, CARLA ADRIANO MARTINS - UFRJ, LETÍCIA FERREIRA TAVARES - UFRJ, MARA LIMA DE CNOP - UFRJ, JÉSSICA ROSA MARINHO - UERJ, INÊS RUGANI RIBEIRO DE CASTRO - UERJ
Período de Realização As rodas de diálogo foram realizadas em abril de 2022 na modalidade presencial e virtual.
Objeto da experiência Rodas de diálogo sobre concepções, saberes e práticas relacionados à culinária doméstica no cotidiano.
Objetivos Relatar as principais concepções, saberes e práticas relacionados à culinária doméstica no cotidiano; e sugestões de abordagens e conteúdos para a segunda temporada da websérie Cidinha dá jeito, disponível em plataforma gratuita de compartilhamento de vídeos online.
Metodologia Foram realizadas 3 rodas de diálogo: com especialistas (docentes e pesquisadores), familiares de estudantes universitários e agricultores urbanos agroecológicos com experiências diversas sobre a prática da culinária doméstica no cotidiano. Os participantes foram estimulados a assistir os vídeos da primeira temporada antes do encontro. A roda foi conduzida por meio de perguntas geradoras do debate e foi mediada por membros do projeto. Ela foi gravada e posteriormente, as falas foram transcritas.
Resultados Participaram 12 especialistas, 13 familiares e 6 agricultores. As principais recomendações foram: dar visibilidade e valorizar a cultura alimentar africana e indígena na alimentação; valorizar a questão do preço, da falta de tempo, do alimento sem veneno, da praticidade e da comida para além de nutrientes ao abordar o conceito de alimentação saudável; problematizar a rotina, a sobrecarga da mulher, a invisibilidade do trabalho doméstico e a questão de gênero nas relações familiares no domicílio.
Análise Crítica A escuta atenta das experiências e vivências do público para o qual o material se destina é fundamental para qualificar o processo de construção. O diálogo com especialistas é estratégico para evitar abordagens reducionistas e ampliar conceitos. As questões relativas ao acesso à alimentos e à organização e disponibilidade de tempo para cozinhar em casa foram debatidas de forma transversal às perguntas geradoras.
Conclusões e/ou Recomendações A multiplicidade de atores envolvidos na produção de materiais para promoção da alimentação adequada e saudável propicia abordagens mais contextualizadas. Reconhecer a complexidade do processo de preparo de refeições fortalece a valorização da culinária doméstica. Pretende-se que os vídeos produzidos incentivem e estimulem práticas alimentares saudáveis e sustentáveis características de cada cultura, das famílias e das gerações.
|