Sessão Assíncrona


SA12.10 - INFORMAÇÃO E ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)

40447 - SIMULAÇÃO REALÍSTICA COMO ESTRATÉGIA NO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DA COMUNICAÇÃO EM SAÚDE NA RELAÇÃO MÉDICO – PACIENTE
EDLAYNE LARISSA GRETTER MACHADO PEREIRA - UNOESTE, ELAINE FERNANDA DORNELAS DE SOUZA - UNOESTE, ALESSANDRA MARTINS DA COSTA - UNOESTE, ALEX WANDER NENARTAVIS - UNOESTE, GABRIELA HARO DE MELO - UNOESTE, LIDELCI FIGUEREDO BENTO - UNOESTE, TALITA CRISTINA MARQUES FRANCO SILVA - UNOESTE, REGIANE SOARES SANTANA - UNOESTE, MAGDA LUZIA NEVES - UNOESTE, NEIDE MARIA DE CASTILHO - UNOESTE


Período de Realização
Em maio/2022 com estudantes 2º termo do Curso de Medicina UNOESTE, Campus Presidente Prudente/SP

Objeto da experiência
Simulação de Estudantes do Curso de Medicina na abordagem de uma mulher que se passou por uma atriz insegura para coleta de Exame Papanicolau.

Objetivos
Desenvolver as habilidades de comunicação do estudante de medicina através de situações em simulação realística. Instruir a abordagem humanizada com foco na prevenção de doenças e promoção à saúde da mulher, enfatizando neste caso o estímulo para realização do exame preventivo de Papanicolau.

Metodologia
Tutores do Programa Aproximação Progressiva à Prática/ Comunicação em Saúde, do Curso Médico/UNOESTE, simularam um consultório médico específico para coleta de Exame preventivo, dentro de uma sala de aula no próprio Campus da Universidade. Foram escolhidos dois acadêmicos da turma que representavam os médicos de uma Unidade de Saúde, que foram protagonistas da simulação juntamente com uma atriz, que era a paciente, e os demais colegas da turma, espectadores no momento do debriefing.

Resultados
O resultado do cenário contribuiu para o estímulo das habilidades de comunicação em saúde a serem executados na prática estudantil durante uma difícil abordagem em cena que retratou um perfil muito comum entre mulheres que não realizam o exame por situações adversas, como por exemplo o medo, conseguindo correlacionar a experiência vivenciada com os conceitos da Política Nacional de Humanização – PNH. A avaliação dos estudantes encerrou-se dando como satisfatória a experiência vivenciada.

Análise Crítica
O estudante precisa ser estimulado com mais atividades que desenvolvam o senso humanístico, deixando de lado o modelo médico tradicional para que a relação médico-paciente seja sustentada ao bem estar da paciente em um atendimento mais humanizado. O estudante reconheceu seus pontos fragilizados e a necessidade de mais conhecimento teórico ofertado pelas disciplinas envolvidas, que são essenciais para o fortalecimento do vínculo afetivo entre médico e paciente dentro da prática.

Conclusões e/ou Recomendações
Concluiu-se, ao final do debriefing, que a simulação foi de extrema relevância para o aprendizado e precisa ser contínua para que os futuros profissionais médicos ajam com segurança nas Estratégias de Saúde da Família (ESF), para que saibam orientar essas mulheres de forma humanizada com firmeza e respeito, de modo que, encontrem à sua disposição segurança no cuidado e que sejam supridas suas Necessidades de Saúde.