SA12.10 - INFORMAÇÃO E ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)
|
39927 - A INFLUÊNCIA DA INTERNET NAS RELAÇÕES MÉDICO-PACIENTE CHEILA PIRES RAQUEL - UFC, KELEN GOMES RIBEIRO - UFC, IVANA CRISTINA DE HOLANDA CUNHA BARRETO - FIOCRUZ, LUIZ ODORICO MONTEIRO DE ANDRADE - FIOCRUZ, GERARDO CLÉSIO MAIA ARRUDA - UNICHRISTUS
Apresentação/Introdução No oceano de informações da internet está o Google, onde acontece uma a cada vinte buscas sobre saúde no Brasil. Com o intuito de compreender como essa plataforma influencia a relação médico-paciente, foram escutados médicos e usuários da Estratégia Saúde da Família (ESF), a porta de entrada do SUS, em uma pesquisa de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Saúde Pública da Universidade Federal do Ceará.
Objetivos Analisar a influência da plataforma Google na relação médico-paciente, no âmbito da Estratégia Saúde da Família (ESF), no contexto do município de Eusébio, que possui as equipes bem estruturadas.
Metodologia Optou-se por uma metodologia de abordagem qualitativa, exploratória e transversal. Como ponto de partida, realizou-se uma revisão bibliográfica envolvendo cinco temas geradores: Comunicação em Saúde, Estratégia Saúde da Família, Relações médico-paciente, Saúde Digital e Fake News. Na etapa de campo, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com médicos que compõem as EqSF e grupos focais abrangendo usuários de três territórios. A análise do conteúdo foi ancorada nas temáticas: acesso à informação, habilidades de comunicação e uso da informação. A organização e interpretação dos resultados foi realizada com apoio do software de análise qualitativa NVivo.
Resultados A pesquisa apontou que pacientes buscam a internet a partir da manifestação dos sintomas. Também após a consulta continuam pesquisando, caso restem dúvidas. Os pacientes anseiam ser atores do processo de cuidado e ter a oportunidade de dialogar com o médico sobre suas descobertas. Os médicos concordam com a pesquisa, desde que a validação seja do profissional. Consideram o "dr. Google" hora como vilão, quando induz à automedicação e aumenta a ansiedade; hora como aliado, quando é fonte de atualização e conhecimento. Observou-se que a comunicação estabelecida entre médico e paciente influencia a relação de confiança, qualificando as consultas à internet.
Conclusões/Considerações Conclui-se que a influência da plataforma Google no relacionamento médico-paciente pode ser otimizada com investimento na educação em saúde. Pacientes que precisam ser orientados sobre riscos e benefícios de buscar informações na internet e médicos que carecem de formação continuada, desde a graduação até durante a rotina profissional, visto que atuam como educadores e deles é esperada uma postura de mediador, em uma equipe de cuidado compartilhado.
|