Sessão Assíncrona


SA12.10 - INFORMAÇÃO E ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)

39817 - UTILIZAÇÃO DE GRUPOS FOCAIS ONLINE: NOVOS CENÁRIOS PARA A PESQUISA NA SAÚDE COLETIVA
VIRGÍNIA DE MENEZES PORTES - UFSC, JOÃO BATISTA DE OLIVEIRA JUNIOR - UFSC, DALVAN ANTÔNIO DE CAMPOS - UFSC, VINICIUS ANDRÉ BOFF - UFSC, STEPHANY YOLANDA RIL - UFSC, CHRISTINE SODRÉ FORTES - UFSC, MÔNICA MACHADO CUNHA E MELLO - UFSC, MURILO KAZUO IWASSAKE - UFSC, MATHEUS DE ABREU - UFSC, RODRIGO OTÁVIO MORETTI-PIRES - UFSC


Apresentação/Introdução
O Grupo Focal é uma técnica de coleta que ocorre por meio da constituição de um grupo de pessoas para discutirem percepções, crenças e atitudes, que se tornou consagrada e relevante. A utilização de dispositivos online, possibilitou o desenvolvimento e implementação de métodos para discussões de GF, sobretudo para acessar participantes com limitação de tempo e deslocamento, como é o caso de mães.

Objetivos
Identificar e mapear o uso de GFO em estudos sobre as diversas formas de maternidades na contemporaneidade.

Metodologia
Realizou-se uma Revisão de Escopo na qual se utilizou o manual do Joanna Briggs Institute, que pressupõe a síntese de resultados e temáticas em desenvolvimento. O estudo procurou responder a seguinte questão de pesquisa: “Como, quando e por que usar GF online em estudos maternidade". As buscas foram realizadas no período de setembro a novembro de 2021, nas seguintes bases científicas: Scielo, PubMed, Scopus, Web of Science, Cinahl, Lilacs e Psycinfo. Obteve-se um total de 45 artigos, dos quais, 19 foram incluídos para construção da revisão. Para a análise dos artigos incluídos, realizou-se um levantamento prévio dos temas-chave exibidos nos resultados dos artigos.

Resultados
Cinco dimensões centrais foram identificadas: 1. “Recrutamento e Público-alvo dos estudos de GFO sobre a maternidade”; 2. “Formato e uso dos GFO em estudos sobre a maternidade”; 3. “Benefícios do uso de GFO em estudos sobre a maternidade”; e 4. “Desafios e Limitações do uso de GFO em estudos sobre a maternidade”; 5. “Aspectos Éticos em estudo com GFO sobre a maternidade”. A fragilidade identificada foi a exclusão das experiências de usuárias que não possuem familiaridade com a internet. A revisão de escopo apresentou elementos que contribuem para a compreensão do conhecimento desenvolvido na literatura científica sobre a maternidade a partir da utilização de GFO.

Conclusões/Considerações
Devido à sobrecarga das atividades intrínsecas à maternidade, as experiências relatadas sugerem que a utilização deste método é relevante e promissora. Conclui-se que a utilização dos GFO apresenta benefícios por permitir economia financeira e de tempo, uma vez que a incorporação de tecnologias permite encontros digitais e seguros, sobretudo em tempos de restrições sociais e culturais impostas pela pandemia de Covid-19.