SA12.10 - INFORMAÇÃO E ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)
|
39313 - VIVA SUS: A EXPERIÊNCIA DA FESF- SUS NO PROJETO DE CRIAÇÃO DE PLATAFORMA DIGITAL DE PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO, INOVAÇÃO E GESTÃO DO TRABALHO EM SAÚDE. LUCIANA DE JESUS ARAÚJO - FESF-SUS, ALINE DA SILVEIRA ADORNO CARNEIRO - FESF-SUS, BEN-HUR DE CARVALHO CORVELLO - FESF-SUS, THAIS ARANHA ROSSI - UNEB, AURORA LEONOR FREIXO - FESF-SUS, SÁVIA SOUZA MACHADO - FESF-SUS, THAYLANE COUTINHO DOS SANTOS CARNEIRO - FESF-SUS, JOSÉ SANTOS SOUZA SANTANA - FESF-SUS
Período de Realização Instituído em 2021, em fase de implantação com finalização prevista para o mês de outubro de 2022.
Objeto da experiência Projeto de construção e implantação da Plataforma Digital VIVA SUS pela FESF SUS em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB).
Objetivos Implantar Plataforma digital para divulgação de produções técnicas e científicas nas áreas de saúde do trabalhador, educação em saúde, apoio ao trabalho e gestão do trabalho;
Estimular, produzir e captar experiências exitosas em Saúde Coletiva.
Metodologia Foi eleita uma equipe para o gerenciamento do projeto, formalizada a proposta para captação de recurso; realizado levantamento para identificar as principais ferramentas utilizadas para divulgação e gestão de documentos. Além disso, foram definidas as áreas de publicidade, jornalismo, tecnologia da informação e Saúde Coletiva como as categorias relevantes para o projeto e construído os critérios para a realização do processo seletivo para contratação de bolsistas.
Resultados Publicado ato administrativo que instituiu a equipe do projeto, formalizado termo de cooperação técnico-cientifica com a UNEB, captado recurso por meio de uma iniciativa do Ministério da Saúde, INOVASUS, eleitos os softwares de código aberto, AtoM (Acess to Memory) para divulgação e Alfresco como repositório confiável , iniciada a customização da Plataforma VIVA SUS e contratados bolsistas, um de cada área de conhecimento para atuação no projeto. Por fim, iniciada a construção do plano de ação.
Análise Crítica O Projeto tem a finalidade de estimular os trabalhadores a produzir e registrar suas experiências no cotidiano do trabalho, contribuindo para a valorização das práticas inovadoras da gestão do trabalho e na formação, educação permanente e valorização dos trabalhadores e democratização das relações de trabalho no SUS. Também, como forma de subsidiar os gestores na tomada de decisão a partir das informações produzidas e fomentar um canal para atuação do Controle Social.
Conclusões e/ou Recomendações Tendo a FESF-SUS a missão de produzir soluções inovadoras para o SUS, sendo uma instituição que desenvolve ações de cuidado, formação e gestão no SUS, é de suma importância a parceria desta Fundação com as instituições formadoras para potencializar a ferramenta VIVA SUS como instrumento de articulação e integração das ações de ensino-serviço-pesquisa, para a reflexão das práticas, acesso a informações e troca de experiências em Saúde.
|