Sessão Assíncrona


SA12.10 - INFORMAÇÃO E ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)

38398 - INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NAS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE
MARIA EDUARDA JUCÁ DA PAZ BARBOSA - UNIFOR, KARINA PEDROZA DE OLIVEIRA - UNIFOR, ANA CLÉA VERAS CAMURÇA VIEIRA - UNIFOR, ANTÔNIO AUGUSTO FERREIRA CARIOCA - UNIFOR, LUIZA JANE EYRE DE SOUZA VIEIRA - UNIFOR


Apresentação/Introdução
A contribuição da inteligência artificial (IA) para a educação em saúde expande-se em vários contextos. Entre as tipologias, o chatbot favorece privacidade, largo alcance, acesso a temas confiáveis mitigando disseminação de fake news. Alia-se a prática da enfermagem nos níveis de atenção à saúde, pois na oferta do cuidado identifica necessidades de saúde que demandam esclarecimentos.

Objetivos
Identificar a utilização de inteligência artificial na modalidade chatbot por equipes de Enfermagem incorporado às práticas de educação em saúde.

Metodologia
Estudo descritivo, com coleta de dados em fontes secundárias, por meio de levantamento bibliográfico, acrescido da experiência das autoras no desenvolvimento de um chatbot direcionado a prática do sexo seguro por adolescentes. A busca inicial da literatura ocorreu no Google Acadêmico, cuja ferramenta compila produções científicas e inclui diferentes bases de dados. A busca dos artigos utilizou-se os descritores “Chatbot”, “Saúde” AND “Enfermagem”, incluindo produções nos idiomas inglês, português, disponíveis na íntegra, versando sobre construção/uso de chatbots na saúde, a partir de 2019. A amostra final resultou em 31 artigos que atenderam os critérios de inclusão.

Resultados
No desenvolvimento dos chatbots, cerca de 54% abordaram conteúdos sobre a saúde da mulher e informações sobre a COVID-19, alinhados às demandas do período pandêmico e aos objetivos da Agenda 2030, que inclui a promoção do empoderamento das mulheres utilizando tecnologias da informação. O uso da internet para educação em saúde justifica-se pelo avanço no acesso às tecnologias, a exemplo da ferramenta WhatsApp, e virtualização das redes de apoio. Ademais, a incorporação da inteligência artificial, com o uso de chatbots na educação em saúde está em construção no campo da enfermagem e demais áreas da saúde.

Conclusões/Considerações
A incorporação da IA na modalidade chatbot às práticas de educação em saúde pela equipe de enfermagem ocorreu nos eixos temáticos da saúde da mulher e informações sobre a Covid-19. Em concluso, os chatbots agregam capilaridade às práticas de educação em saúde, à difusão de informações nos níveis de atenção com ações na promoção da saúde, prevenção de doenças e agravos e reabilitação.